Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Opinião

O País por um monóculo

Só no passado fim-de-semana tive oportunidade de ler com mais atenção a edição de Dezembro/Janeiro da revista Monocle. Esta revista tornou-se um "must" e em Abril deste ano o seu Editor chefe - Tyler Brûle - esteve em Lisboa porque (e ele não o sabe bem porquê) esta é a 9ª cidade do mundo onde a revista (em papel!) mais vende.

 

Manuel Falcão já fez neste jornal uma referência a esta edição mas gostaria de dedicar este artigo à mesma. Estamos no final do ano, as Boas Festas são um motivo imperioso e da leitura feita saltam à vista alguns aspetos importantes.

 

O primeiro é o de que Portugal é o 24º país no ranking do "Soft Power" 1 , na 5ª edição deste estudo efetuado em conjunto com o "think tank" "The Institute for Government". E sem me alongar muito, quais são os aspetos referidos no que se refere às razões pelas quais Portugal está nesta posição? Somos considerados os "holiday-makers" e com um talento doméstico que é o catalisador do desenvolvimento nacional. O Turismo é considerado o fator mais relevante nesta posição, com a captação anual de cerca de oito milhões de visitantes. Apesar da recessão, há perspetivas de recuperação, suportadas, entre outros, pelos empreendedores, os donos de galerias, do Algarve ao Porto e por uma indústria (em lato senso) pujante - a Moda -  finalizando o curto texto dizendo "look for the label and you're likely to find a 'Made in Portugal' tag".

 

A revista traz também como suplemento um guia de viagem sobre Portugal. São 36 páginas sobre um país que, com o apoio do Turismo de Portugal mostram o que de melhor existe no nosso país: a hospitalidade, o cada vez maior foco nos serviços, a mistura entre o moderno e o histórico, os efeitos da crise a serem recuperados e a permitir a um estrangeiro o acesso a uma qualidade de vida interessante a um custo contido.

 

Escreve-se sobre Lisboa (referindo-se também como essenciais as visitas a Cascais, Sintra e ao Parque Natural da Arrábida), sobre os locais de surf existentes no país, com enfoque no Moledo, Ericeira, Comporta (??!!) e Sagres, sobre o magnífico Alentejo, sobre o Algarve, sobre o Porto, sobre o Vale do Douro e sobre o Norte (Trás-os-Montes e Minho). Um excelente cartão-de-visita que é mostrado a quem lê esta revista.

 

E no final de tudo, num artigo intitulado Travel Top 50 surge o prémio "o mais agradável equipamento para exercício" o Hotel Ritz Four Seasons com a sua pista de "jogging" de 400 metros situada no topo do edifício.

 

A realidade é que, no final deste ano 2014, bastante complexo e, de certa forma, deprimente, é bom fecharmos com chave de ouro, perspetivando melhores tempos que virão no futuro. Que todos os que têm vindo a ler os meus artigos tenham umas Boas Festas e um 2015 próspero a todos os níveis. E peço a todos que transmitam aos que não me lêem que estes votos são a eles extensíveis.

 

1  A este propósito relembro a minha primeira referência a este conceito e ao ranking da Monocle, neste jornal, em Fevereiro de 2012, neste artigo

 

Artigo escrito de acordo com o mais recente Acordo Ortográfico

Ver comentários
Mais artigos de Opinião
Ver mais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio