Outros sites Medialivre
Notícia

Setúbal muito dependente das grandes empresas

Quando se compara o município com o resto do país, verifica-se que a sua actividade é mais concentrada nas maiores empresas. Salários dependem muito do sector onde se trabalha.

28 de Julho de 2016 às 10:00
  • Partilhar artigo
  • ...

O tecido empresarial setubalense é muito concentrado. Segundo os dados do INE, as quatro maiores empresas do concelho representavam em 2012 quase 47% do volume de negócio de todos os grupos. Na média nacional? Menos de 7%.

Estes dados são confirmados se olharmos para o valor acrescentado bruto (VAB) gerado por essas mesmas quatro empresas. O VAB – que representa a produção subtraída dos consumos intermédios – vem de 30% dessas mesmas quatro empresas. Setúbal também se destaca na dimensão de cada empresa. O volume de negócio médio é quase 450 mil euros, enquanto no total do país pouco ultrapassa os 300 mil.

Quais são estas quatro maiores empresas? Segundo os números da Informa D&B são: Navigator Fine Paper, About the Future, Navigator Company e Secil. Todas elas acima dos 200 milhões de euros de vendas. A Navigator (ex-Portucel) destaca-se. Se juntarmos a Fine Paper, a About the Future e a Company são mais de 1,9 mil milhões. Mais do que as restantes sete empresas do top 10 somadas. Este "ranking" tem uma correspondência nas exportações, onde a Navigator é também a líder destacada, seguida pela Secil e Lisnave.

Outra diferença de Setúbal face à média nacional está relacionada com o seu excedente comercial. Em 2015, vendia mais 1,2 mil milhões de euros do que comprava, enquanto na totalidade do país regista-se um défice de mais de dez mil milhões. Como seria de esperar – pelas maiores empresas do concelho –, a principal categoria de exportação inclui a madeira, o papel e o cartão.


Salário depende do sector

Se olharmos para o lado dos trabalhadores, quem está em Setúbal regista um ganho médio de quase 1.200 euros, enquanto em Portugal ele está cerca de 100 euros abaixo. Porém, é importante referir que o salário depende muito do sector de actividade. Segundo o INE, a disparidade salarial entre sectores em Setúbal é mais de três vezes superior à média nacional.

análise swot Turismo pode mudar Setúbal 

FORÇAS

Arrábida e Sado
A serra e a baía, com a família de golfinhos, são o maior bem.

Tecido empresarial
É na zona de Setúbal que estão grandes empresas nacionais.

Gastronomia
Não é só o choco frito porque Setúbal tem muita sardinha.


FRAQUEZAS

Finanças do município
A situação da Câmara é
delicada há vários anos.

Bairros sociais
A cidade foi conhecida durante décadas pelo bairro da Bela Vista.

Falta de estacionamento
Um problema comum a várias cidades e ao qual Setúbal não escapa.

oportunidades

Investimento de Macau
O investimento de até 250 milhões abre espaço a desenvolvimento.

Turismo
Um dos pontos em que a cidade pode crescer é na oferta turística.

Localização
Perto de Lisboa, Setúbal pode
aproveitar os recursos do Alentejo.


AMEAÇAS

Tecido empresarial
Sendo força, a pressão ambiental da indústria é uma realidade.

Pressão turística
O turismo que vai existindo pode trazer mais procura do que oferta.

Perda de identidade
Um dos receios dos cidadãos é a perda da identidade da cidade. 




Nota: A elaboração do "ranking" resulta da metodologia de análise da Informa D&B. A informação financeira considerada é baseada no balanço e demonstração de resultados individual e respectivos anexos financeiros publicados e existentes na base de dados Informa D&B. As empresas foram classificadas em 13 sectores de actividade, excluindo-se o sector financeiro e a Administração Pública, assim como as entidades sem empregados e as empresas off-shores. Foram excluídas as empresas que não publicaram ou disponibilizaram a informação necessária. São apenas consideradas as empresas que se encontram activas.

Fonte: Informa D&B no retrato das empresas; INE e IEFP nos outros dados; Os anos variam consoante os indicadores
Infografia: Nuno Teixeira


Mais notícias