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Quer convencer polacos? Baixe o preço

Na Polónia, o preço poderá ser o elemento primordial para se fechar um negócio. Neste país onde reina a formalidade, há oportunidades de negócio a florir em sectores onde Leiria já dá cartas.

18 de Março de 2015 às 00:01
Bloomberg
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É acentuada a mutação social e económica que a Polónia assiste, embora persista um certo nível de estabilidade. Nesta porta de entrada para o leste da Europa, as oportunidades multiplicam-se. O país encontra-se numa fase de crescimento e está a apostar em áreas como a construção de novas infra-estruturas, desenvolvimento tecnológico e modernização do sector energético (através das energias renováveis).


Portugal tem estado bem posicionado para aproveitar a  tendência. Empresas como a Jerónimo Martins, Millennium BCP, EDP Renováveis ou Mota-Engil têm apostado no mercado polaco. Os seus exemplos poderão servir como contágio para quem procura dar o mesmo salto.


Em 2014, a Polónia foi o 15º maior cliente das exportações nacionais, com um valor na ordem dos 463 milhões de euros. Máquinas e aparelhos, produtos agrícolas, plásticos e borrachas são os que mais cruzam as fronteiras lusas. Contudo, a balança comercial de bens não foi favorável a Portugal por 66 milhões de euros.


As oportunidades estendem-se a áreas onde Leiria tem dado cartas. Os parceiros de negócio polacos estão dispostos a receber materiais de construção, moldes e máquinas, bem como produtos de casa, moda e agro-alimentares. Apesar de ambos integrarem a União Europeia, o desconhecimento face aos bens e serviços portugueses continua a ser ainda acentuado em território polaco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Perguntas a: Nuno Lima Leite, Delegado da AICEP na Polónia
"O mercado polaco não é apenas Varsóvia"

A Polónia é um mercado de retorno imediato?
A Polónia é um mercado de persistência e de investimento a médio e longo prazo.

 

Que dica deixa a quem queira investir neste país?
O mercado polaco não é apenas Varsóvia. Pelo contrário, as empresas deverão estar preparadas para visitar potenciais importadores/distribuidores fora de Varsóvia, nomeadamente em outros centros populacionais e industriais com mais de 300 mil habitantes. Apesar de as infra-estruturas rodoviárias e ferroviárias ainda não serem muito desenvolvidas, a TAP realiza vários voos semanais entre Lisboa e Varsóvia. Através do "code-share" existente entre a LOT [companhia de aviação polaca], já é possível viajar directamente de Lisboa, via Varsóvia, para as principais cidades polacas. 

 

De que modo Portugal – e em especial Leiria – poderá beneficiar com esta relação?
Actualmente, a Polónia é um importante mercado para a colocação de bens de equipamento e de consumo, onde o binómio qualidade/preço é determinante. Para além disso, constitui ainda uma importante plataforma para outros mercados da região como República Checa, Roménia, Ucrânia, Lituânia, Bielorrússia e Rússia. O país apresenta interessantes oportunidades de negócio em sectores onde Portugal possui uma oferta de qualidade como as fileiras de moda, materiais de construção, rochas ornamentais, moldes, casa (com destaque para os têxteis-lar), construção civil e obras públicas, vinhos, serviços e consultoria, máquinas e equipamentos.

 

 

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