Outros sites Medialivre
Notícia

Conselhos para investir na Polónia

A presença na Polónia é essencial para quem queira apostar no país. Na bagagem, leve toda a formalidade que conseguir. Estude a fundo o negócio que tem a propor e o próprio país.

18 de Março de 2015 às 00:01
  • Partilhar artigo
  • ...

1. Há mais para descobrir na Polónia para lá de Varsóvia. Por causa da rede de transportes, chegar a outras cidades do país poderá não ser a tarefa mais fácil, mas dará resultados. É necessário encontrar parceiros locais e cultivar a presença (de uma forma constante) em feiras da sua área de actividade.

 

2. Na Polónia, seja polaco. Cultive a formalidade e pontualidade, muito apreciadas no ambiente de negócios deste país. Estabeleça contactos antecipadamente e não demore muito tempo a dar resposta aos seus parceiros de negócio. Se não fala polaco, a melhor solução será mesmo contratar um intérprete. Esteja preparado para o acentuado nível de burocracia na Polónia, onde a exigência de documentos e autorizações é uma constante.

 

3. O desconhecimento da oferta de cada país é mútuo. Para contrariar a tendência, estude a fundo. Mostrar ignorância em relação a questões básicas sobre o país pode ser fatal para fechar um negócio. Por isso, prepare as suas reuniões de uma forma minuciosa. Tenha em conta que os consumidores polacos tendem a ser proteccionistas. A aposta em produtos de marca branca poderá ser um caminho para reforçar a sua competitividade neste país.

 

4. O preço é um factor decisivo para fechar negócio na Polónia. Apesar de a qualidade ser valorizada, o valor a pagar acabará sempre por pesar mais neste mercado onde a concorrência é crescente. Esteja preparado para relações de exclusividade com os seus parceiros de negócio. A robustez financeira é essencial para apostar no mercado, sobretudo pelas exigências relativas à promoção e lançamento da marca portuguesa no país.

Mais notícias