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1. Há mais para descobrir na Polónia para lá de Varsóvia. Por causa da rede de transportes, chegar a outras cidades do país poderá não ser a tarefa mais fácil, mas dará resultados. É necessário encontrar parceiros locais e cultivar a presença (de uma forma constante) em feiras da sua área de actividade.
2. Na Polónia, seja polaco. Cultive a formalidade e pontualidade, muito apreciadas no ambiente de negócios deste país. Estabeleça contactos antecipadamente e não demore muito tempo a dar resposta aos seus parceiros de negócio. Se não fala polaco, a melhor solução será mesmo contratar um intérprete. Esteja preparado para o acentuado nível de burocracia na Polónia, onde a exigência de documentos e autorizações é uma constante.
3. O desconhecimento da oferta de cada país é mútuo. Para contrariar a tendência, estude a fundo. Mostrar ignorância em relação a questões básicas sobre o país pode ser fatal para fechar um negócio. Por isso, prepare as suas reuniões de uma forma minuciosa. Tenha em conta que os consumidores polacos tendem a ser proteccionistas. A aposta em produtos de marca branca poderá ser um caminho para reforçar a sua competitividade neste país.
4. O preço é um factor decisivo para fechar negócio na Polónia. Apesar de a qualidade ser valorizada, o valor a pagar acabará sempre por pesar mais neste mercado onde a concorrência é crescente. Esteja preparado para relações de exclusividade com os seus parceiros de negócio. A robustez financeira é essencial para apostar no mercado, sobretudo pelas exigências relativas à promoção e lançamento da marca portuguesa no país.