Outros sites Medialivre
Notícia

Ricardo Arroja: “A economia portuguesa está cada vez mais internacionalizada”

O acesso às cadeias de valor internacionais e o desenvolvimento de estratégias de internacionalização e de financiamento que sejam coerentes e compatíveis com o que se pretende atingir são cruciais.

12 de Dezembro de 2024 às 14:30
Miguel Baltazar
  • Partilhar artigo
  • ...

Ricardo Arroja, presidente da AICEP

A AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal é a entidade pública que promove a captação de investimento produtivo estrangeiro qualificado e estruturante e a internacionalização da economia portuguesa, fomentando o aumento das exportações e a expansão internacional das empresas.

O apoio aos empresários nacionais que procuram novas oportunidades de negócio nos mercados externos é feito através dos seus escritórios em Portugal e da sua rede externa em cerca de 50 mercados. Em mercados de grande dimensão como o da China, tem quatro escritórios, em Pequim e outras três províncias, e nos Estados Unidos são três escritórios.

Nesta área inclui-se ainda o desenvolvimento dos processos de internacionalização das empresas portuguesas, designadamente de Pequenas e Médias Empresas (PME), apoiando a criação e o desenvolvimento de estratégias conducentes ao alargamento da sua base de clientes e de fornecedores locais.

Na sua atividade de apoio ao investimento, através da sua atividade de angariação de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) para Portugal, a AICEP desempenha um importante papel na dinamização e transformação do tecido empresarial nacional, permitindo a incorporação na economia nacional de valências empresariais provenientes do estrangeiro, bem como a integração de empresas portuguesas em cadeias de valor internacionais.

Sustentabilidade e e-commerce

Recentemente numa intervenção junto de 100 empresários na Azambuja, Ricardo Arroja, presidente da AICEP, salientou o compromisso da AICEP em apoiar as empresas nos seus desafios e oportunidades, com enfoque em três pilares fundamentais: transição energética e sustentabilidade - através do Programa ESG PME Exportadoras, que capacita empresas a liderar na sustentabilidade; transformação digital e e-commerce, com iniciativas como a medida "Internacionalização via E-commerce" do PRR, que já apoia 1500 empresas, e a internacionalização e diversificação de mercados.

Numa recente entrevista ao Compete 2020, Ricardo Arroja referiu que "as exportações portuguesas de bens e serviços rondam hoje a fasquia de 50% do PIB, sendo que o IDE em Portugal representa cerca de 70% do PIB. Ou seja, a economia portuguesa está cada vez mais internacionalizada, contrariando até a tendência de fragmentação da economia global que atualmente se observa".

Ricado Arroja deu conta que, no imediato e a médio prazo, o desafio de política pública, para o qual a AICEP contribui, consistirá em fortalecer o posicionamento da economia portuguesa, enquanto economia aberta e inovadora. Nesse sentido, propõe-se "incentivar a produção e exportação de bens com valor acrescentado, com incorporação de tecnologia moderna, com base em recursos humanos devidamente qualificados".

Adiantou ainda que o "acesso às cadeias de valor internacionais é, assim, crucial, bem como o desenvolvimento de estratégias de internacionalização e de financiamento que sejam coerentes e compatíveis com o que se pretende atingir. Adicionalmente, precisamos de ter um papel muito mais interveniente no que diz respeito à promoção da propriedade intelectual, para que o conhecimento aplicado pelas empresas em Portugal possa cada vez mais beneficiar dos recursos locais e das políticas públicas implementadas para o efeito", observou Ricardo Arroja.


.   O Millennium Portugal Exportador 2024 em números  

Empresas: Mais de 120 expositores, representando diversas indústrias e serviços, além de 25 empresas prestadoras de serviços especializadas.
Embaixadas: 14 embaixadas de diferentes países estarão presentes, reforçando a ligação diplomática e comercial.
Câmaras de Comércio: 10 câmaras de comércio bilaterais, com a presença física de uma câmara portuguesa e mais 6 conectadas online.
Webbuyers: 58 pedidos de reunião.
Cafés temáticos: 31 temas que abordarão temas ligados à exportação e internacionalização, nomeadamente "Como expandir o seu negócio internacional", "Exportar para Moçambique, o que precisa saber?", "Como proteger o seu negócio na exportação - estratégias de Propriedade Intelectual", "Logística Contratual: Transformar custos fixos em variáveis para otimização do negócio", "Apoio na internacionalização das start-up", entre outros.
Mais de 130 oradores.

Mais notícias