Outros sites Medialivre
Caixa Empresas
Notícia

CGD reforça plataforma comercial com América Latina

A ConnectAmericas é a rede social empresarial gratuita que está a potenciar as exportações e os negócios das PME das duas margens do Atlântico.

14 de Março de 2016 às 13:30
  • ...

Uma mistura de Facebook e LinkedIn para empresários, especialmente latino-americanos e ibéricos: assim ficou conhecida, em meados de 2014, a connectamericas.com, plataforma digital lançada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que conta hoje com a parceria da maior instituição financeira portuguesa, a Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Desde o seu lançamento, a ConnectAmericas tem crescido a olhos vistos. No Verão passado, tinha mais de 350 mil utilizadores, em 176 países, dez por cento dos quais eram empresários.

Com o apoio inicial do gigante da internet Google, da VISA, da DHL Express e do site de vendas Alibaba, a ConnectAmericas foi conquistando também a parceria de bancos em 18 países, incluindo Portugal e Espanha.

A grande adesão à plataforma digital não surpreende. Mostra o sucesso desta aposta do BID, o maior banco regional de desenvolvimento a nível mundial, criado em 1959, com o propósito de financiar projectos viáveis de desenvolvimento económico, social e institucional, promovendo assim a integração económica da América Latina.

Na prática, a plataforma connectamericas.com permite aos empresários colocar informação sobre as suas empresas, conhecer possíveis parceiros no universo latino-americano, interagir com clientes, encontrar investidores e financiadores em vários países e até fazer formação empresarial online com a correspondente certificação.

Os cursos online em português, espanhol e inglês são um dos apoios aos empresários, que podem também obter na plataforma informação relevante sobre os países latino-americanos, possíveis parceiros de negócio e financiadores locais.

Além da informação disponibilizada e do registo simples e gratuito, a plataforma tem o atractivo de premiar a participação dos aderentes. Pela partilha de artigos, contactos, notícias e ideias, os empresários podem ganhar pontos, capitalizáveis, por exemplo, em apresentações dos seus produtos em diferentes mercados ou na possibilidade de participar em feiras ou missões empresariais sem qualquer custo.

A perspectiva de potenciar os negócios dos empresários portugueses na América Latina – que representam apenas entre 4 a 5 por cento das exportações portuguesas (ver Negócios com América Latina têm margem para crescer) – foi um dos propósitos que levou a CGD a tornar-se parceira da plataforma criada pelo BID.

Esta aposta sustenta-se também na possibilidade de os empresários promoverem os seus produtos e serviços sem os custos habitualmente associados à presença em feiras ou exposições, com garantias de segurança e confidencialidade nos contactos directos com parceiros de negócio.

Mais notícias