Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s sobe "rating" de Sintra, Açores e Madeira

A agência de notação financeira colocou a classificação da dívida de longo prazo de Sintra a um nível do grau de investimento.

30 de Julho de 2014 às 00:07
  • 10
  • ...

A Moody’s elevou a notação da dívida de longo prazo da vila de Sintra, de Ba2 para Ba1 (primeiro nível de lixo); da região autónoma dos Açores, de Ba3 para Ba2 (segundo nível de lixo); e da região autónoma Madeira, de B2 para B1 (quarto nível de "junk"). Todas estas subidas foram de um nível.

 

Sintra é, assim, a que está mais próxima de regressar à categoria de investimento.

 

A decisão da revisão em alta destes "ratings" dos governos locais e regionais já era esperada, depois de a Moody’s ter subido a classificação da República na passada sexta-feira, 25 de Julho. No entanto, essa decisão não levou a agência a retirar a perspectiva negativa que tem para a maioria dos bancos portugueses.

 

"Apesar das saudáveis margens operacionais da vila de Sintra e dos estáveis rácios de endividamento esperados em 2014, as transferências que Sintra recebe do Governo central implicam que a sua capacidade creditícia esteja condicionada ao nível do ‘rating’ de Portugal. Assim, o ‘rating’ de Sintra foi aumentado em um nível, em linha com o ‘upgrade’ da notação soberana", diz a Moody’s no seu relatório.

 

Já quanto aos Açores e Madeira, estas subidas "reflectem, antes de mais, o elevado apoio que ambas as regiões continuam a receber do Governo central, o que garante que as suas obrigações financeiras serão cumpridas através de empréstimos por parte do Tesouro português, se necessário", sublinha a agência.

 

Mas apesar de ambas as regiões beneficiarem de um elevado apoio do Governo central, a Moody’s salienta que estas são, em última instância, responsáveis pela sua consolidação orçamental. Esse factor, conjugado com parâmetros financeiros débeis, sustenta o diferencial entre estes ‘ratings’ regionais e o do Governo central, acrescenta.

 

"A melhor situação orçamental dos Açores, bem como o seu menor nível de endividamento (dívida líquida directa e indirecta de 273% das receitas operacionais em 2013, contra 409% no caso da Madeira, segundo os dados provisórios), justifica um ‘rating’ superior em dois níveis ao da Madeira", explica a agência.

 

(notícia actualizada às 24h20 e corrigida dia 30)

Ver comentários
Saber mais Sintra Açores Madeira Moody's rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio