Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Irlanda realiza emissão a 10 anos a juros mais baixos

A Irlanda realizou esta quinta-feira uma emissão de dívida a 10 anos, no valor de mil milhões de euros, a juros inferiores à emissão anterior comparável. Esta foi a segunda emissão a 10 anos desde que o país abandonou o programa de ajustamento da troika a 15 de Dezembro de 2013.

  • ...

O Tesouro irlandês financiou-se esta quarta-feira, 10 de Abril, em mil milhões de euros, numa emissão com maturidade de 10 anos.

 

A taxa de juro da emissão ficou nos 2,917%, ou seja, ligeiramente inferior à registada na emissão anterior comparável realizada a 13 de Março. Nessa altura, a Irlanda pagou 2,967% para emitir dívida a 10 anos. A procura foi 2,8 vezes superior à oferta.    

 

A 13 de Março passado, a Irlanda regressou aos mercados de dívida pela primeira vez desde que deixou de estar ao abrigo do programa da troika e sem a ajuda de um conjunto de bancos. Conseguiu fazê-lo ao registar o custo de financiamento mais baixo da era do euro.

 

Nesse dia, o Tesouro emitiu obrigações, com um prazo a dez anos, no valor global de mil milhões de euros, sendo que a taxa de juro implícita média se fixou em 2,967%. Nunca, desde a entrada em circulação do euro, a Irlanda tinha pago uma taxa tão reduzida para vender dívida a 10 anos. A procura por obrigações irlandesas neste leilão superou 2,9 vezes o valor colocado pelos diferentes investidores no mercado primário (onde o Estado vende directamente aos investidores). Esta foi a primeira vez que se realizou um leilão de obrigações desde 21 de Setembro de 2010.  

 

Esta quinta-feira, à excepção de Portugal, todos os países da chamada “periferia” do euro foram ao mercado financiar-se, incluindo a Grécia, que realizou a primeira emissão de dívida a cinco anos desde que pediu o resgate financeiro, em Maio de 2010. De acordo com a Bloomberg, a taxa de juro implícita aos títulos de dívida a cinco anos terá ficado nos 4,95%, um valor abaixo das estimativas.

 

(Notícia actualizada às 11h13)

Ver comentários
Saber mais Irlanda emissão de dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio