Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch sobe rating da Irlanda para A-

A agência de notação financeira colocou a dívida soberana irlandesa no sétimo nível de investimento, justificando a decisão com o crescimento económico do país.

1º Irlanda
15 de Agosto de 2014 às 22:36
  • 8
  • ...

A Fitch subiu a classificação da dívida soberana de longo prazo da Irlanda, de BBB+ para A-, com uma perspectiva estável. Recorde-se que a categoria de investimento conta com 10 níveis. Abaixo do 10º nível, a dívida já é considerada "lixo", pois entra na categoria de investimento especulativo.

 

"As condições financeiras do mercado melhoraram de forma constante nos últimos dois anos", sublinha a Fitch para justificar a sua decisão. "O crescimento económico irá ficar mais equilibrado à medida que a procura interna for melhorando, impulsionada pelo consumo privado e pelo investimento", acrescenta o comunicado da agência.

 

Recorde-se que em Junho a Standard & Poor’s subiu também o rating soberano da Irlanda de BBB+ para A-, patamar em que se considera que o país tem uma forte capacidade para reembolsar os detentores de Obrigações do Estado. A Moody’s, em Maio passado, também elevou a notação irlandesa, para Baa1, que significa que a dívida do país tem um risco moderado.

 

A Irlanda está a recuperar do colapso do seu mercado imobiliário, depois de uma década de expansão nesse sector, um ‘crash’ que obrigou o país a pedir um resgate internacional. O país saiu do programa de ajustamento em 2013 e a sua economia vai crescer 3,5% este ano, segundo as projecções da Davy, uma das maiores empresas de consultoria financeira da Irlanda, citadas pela Bloomberg.

 

(notícia actualizada às 23h39)

Ver comentários
Saber mais Fitch Irlanda rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio