Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euribor a três meses atinge novo mínimo histórico

A taxa Euribor continua em queda, atingindo novos mínimos históricos, o que poderá beneficiar as famílias que tenham crédito à habitação indexado a esta taxa.

13 de Novembro de 2014 às 11:15
  • ...

A Euribor a três meses, um dos indexantes utilizados no crédito à habitação em Portugal, fixou esta quinta-feira, 13 de Novembro, um novo mínimo histórico: 0,078%. Se esta tendência se mantiver e a média da taxa terminar o mês mais baixa, as famílias com crédito à habitação indexadas à Euribor a três meses, e cujos contratos sejam revistos no final de Novembro, beneficiarão de uma redução da prestação mensal. 

 

A Euribor a três meses tem registado fortes descidas desde o início do ano. A taxa baixou em mais de três quartos graças às medidas do Banco Central Europeu (BCE) para incentivar o crescimento na Zona Euro. A primeira forte descida registou-se em Junho, quando o Conselho de Governadores do BCE decidiu descer de 0,25% para 0,15% a taxa directora. Além disso, colocou a taxa de juro dos depósitos em nível negativo (-0,10%), o que nunca tinha acontecido na história do regulador bancário da Zona Euro.

 

Dois meses depois, em Setembro, o presidente do BCE surpreendeu o mercado. Mario Draghi colocou a taxa de juro directora nos 0,05% e reduziu, de novo, a taxa de juro dos depósitos, de -0,10% para -0,20%. Mas a grande novidade surgiu na conferência de imprensa após o encontro dos Governadores da região. "Super Mario", como também é conhecido, anunciou um programa de "mini-expansão monetária", que inclui medidas como a compra de dívida titularizada ("asset backed securities", ABS), através da aquisição de activos "simples e transparentes".

 

As declarações de Mario Draghi também têm contribuído para a forte descida da Euribor. O presidente do BCE já mostrou várias vezes a disponibilidade para fazer "tudo o que for necessário" para colocar a taxa de inflação na Zona Euro no objectivo a médio-prazo (2%).

 

A Euribor é uma taxa interbancária que é calculada pela Federação Europeia de Bancos (EBF, na sigla em inglês) com base nas taxas que os bancos cobrem nos empréstimos entre si. Esta taxa é publicada uma vez por dia (por volta das 10h00, hora de Lisboa), mas a EBF decidiu que a partir de Março deste ano as taxas não poderiam ser publicadas em tempo real.

Ver comentários
Saber mais Euribor BCE Mario Draghi crédito habitação empréstimos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio