Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clima de incerteza leva Banco de Inglaterra a manter taxas de juro inalteradas

A autoridade monetária manteve os juros diretores nos 4,5%. Volatilidade nos mercados financeiros, instigada pelas políticas comerciais dos EUA e um desenho geopolítico complexo, justificam decisão.

Andy Rain / Lusa_EPA
20 de Março de 2025 às 13:47
  • ...

O Banco da Inglaterra manteve esta quinta-feira as taxas de juros diretoras em 4,5%, considerando que existem riscos para a economia britânica pela incerteza comercial e geopolítica a nível mundial e pela inflação persistente no Reino Unido. O comité de política monetária decidiu, por oito votos a favor e um contra, manter as taxas, depois de as ter reduzido de 4,75% para o nível atual de 4,5% na reunião de 06 de fevereiro.

Ao explicar a decisão, o organismo afirmou que "a incerteza sobre a política comercial global se intensificou", devido à guerra tarifária instigada pelos Estados Unidos, enquanto "outras incertezas geopolíticas aumentaram a volatilidade nos mercados financeiros".

Os membros do organismo optaram pela prudência face à recuperação do índice de preços no consumidor (IPC) do Reino Unido, que subiu para um máximo de 10 meses de 3% em janeiro, contra 2,5% no mês anterior. O nível de inflação no Reino Unido está acima do objetivo oficial de 2% considerado ótimo pelo Banco de Inglaterra.

O banco central também avaliou a estabilidade do mercado de trabalho, que registou uma taxa de desemprego de 4,4% em dezembro, igual à do mês anterior, de acordo com os dados divulgados hoje pelo Office for National Statistics (ONS). O crescimento dos salários também se manteve em 5,9% nos três meses até janeiro, no nível mais elevado desde abril de 2024, enquanto as vagas de emprego aumentaram pela primeira vez desde junho de 2022, tendo crescido em mil para 816.000 durante esse período.

A economia do Reino Unido continua fraca, apesar dos esforços do Governo trabalhista, cuja prioridade política é impulsionar o crescimento. O Produto Interno Bruto (PIB) caiu 0,1% em janeiro, contra um avanço de 0,4% em dezembro, devido a um declínio da produção industrial, de acordo com os últimos dados do ONS.

O Governo de Keir Starmer está a tentar poupar nas despesas públicas, a fim de manter a disciplina orçamental, face às expectativas de que o Gabinete de Responsabilidade Orçamental (OBR) baixe as suas perspetivas económicas para o país num novo relatório em 26 de março. Neste sentido, o Governo anunciou na terça-feira uma reorganização das prestações sociais para incentivar as pessoas com problemas de saúde física e mental e com deficiência a trabalharem se forem capazes de o fazer, com uma poupança prevista para o Estado de cerca de 5.000 milhões de libras (quase 6.000 milhões de euros) até 2029-30.

A próxima reunião de política monetária do Banco de Inglaterra realiza-se em 08 de maio.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio