Notícia
BCP recompra menos de um terço da dívida que tinha proposto
O banco liderado por Nuno Amado tinha avançado com a proposta de recomprar até 300 milhões de euros em dívida. A operação terminou, esta terça-feira, 23 de Fevereiro.
O BCP anunciou, na semana passada, a proposta para recomprar dívida até 300 milhões de euros, numa solicitação dirigida a investidores institucionais. A operação foi concluída esta terça-feira e o banco anunciou que aceitou ofertas no valor de 85 milhões de euros. Ou seja, um valor que representa 28% do proposto inicialmente.
Ainda que o valor das propostas tenha superado os 378,5 milhões de euros, o banco aceitou 85,3 milhões de euros.
"Destas, o Millennium bcp aceitou 85.326.455,52 euros (valor nominal actual)", acrescenta o mesmo documento. Um valor aquém do proposto a 16 de Fevereiro pois na informação publicada na altura a recompra estava limitada "a um valor de aquisição global máximo de 300 milhões de euros".
As emissões que o banco se propôs readquirir foram: Magellan Mortgages No. 2 plc Class A (sénior) com maturidade em 2036, no valor total de 87,8 milhões de euros; Magellan Mortgages No. 3 plc Class A (sénior) cuja emissão, com maturidade em 2058, atingiu os 396,96 milhões de euros e a emissão Banco Comercial Português, S.A. 3.375 per cent, que termina a 27 de Fevereiro de 2017, no valor global de 500 milhões.
"Esta operação enquadrou-se no conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo Millennium bcp, destinadas à gestão da sua estrutura de financiamento e capital", explica o banco que frisa que a data de liquidação expectável é na próxima sexta-feira, 26 de Fevereiro.
Em Julho do ano passado o banco tinha já efectuado uma operação semelhante, no valor de 500 milhões de euros. Em comunicado enviado à CMVM, o banco liderado por Nuno Amado revelou que gastou 514 milhões de euros na recompra de títulos de seis linhas de financiamento.