Notícia
Que obrigações foram afectadas pela suspensão da CMVM?
O Novo Banco precisa de ser capitalizado para manter-se sólido. Surgiram notícias de que as obrigações seniores seriam afectadas para o concretizar. O regulador da bolsa travou a negociação enquanto não há certezas. Mas que títulos são estes?
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu suspender a negociação dos valores mobiliários do Novo Banco, o que inclui as suas obrigações seniores. São quatro emissões destes títulos de dívida as visadas nesta decisão do regulador do mercado de capitais.
A suspensão foi determinada pelas 12:45, altura em que se intensificam as notícias de que, como avançou inicialmente a TSF, os detentores de dívida sénior do Novo Banco seriam chamados a contribuir, de alguma forma, para a capitalização do Novo Banco.
Até ao final de 2015, a instituição presidida por Eduardo Stock da Cunha precisa de se recapitalizar, de forma a cumprir as exigências do Banco Central Europeu.
Aquando da resolução do BES, a 3 de Agosto de 2014, o Banco de Portugal optou por envolver os accionistas e os titulares de dívida subordinada (que não têm prioridade de reembolso no caso de incumprimento), poupando a dívida sénior. Agora, a recapitalização necessária, um ano e meio depois, não deverá permitir tal alívio.
PTBENAOE0014 - Obrigações comercializadas em Setembro de 2010, que foram colocadas no mercado já no final desse ano. Os títulos têm maturidade de seis anos, atingida a 26 de Janeiro de 2017. Foram emitidos ao par, a 100 euros, sendo o investimento mínimo de 100 mil euros. Os juros anuais são fixos, ascendendo a 4,6%. O montante total emitido nestes títulos denominados pelo código de "PTBENAOE0014" é de 40 milhões de euros.
PTBENFOM0027 - Obrigações emitidas no final de 2011 que atingem a maturidade em Dezembro de 2016, ou seja, com uma maturidade de cinco anos. Estes títulos, com valor mínimo de investimento de 50 mil euros, apresentam uma taxa variável, dependendo da Euribor a que é adicionado um "spread" de 0,9%. No total, nestes títulos identificados com o código "PTBENFOM0027" existem mil milhões de euros de dívida.
PTBENHOM0017 - Os títulos identificados com o código "PTBENHOM0017" foram colocados junto de investidores em meados de 2012, atingindo a maturidade em Junho de 2016. Nestes títulos, a taxa é variável, estando dependente da Euribor mais um "spread" de 1,5%. O montante total nestes títulos ascende a mil milhões de euros, sendo que o investimento mínimo é de 50 mil euros.
PTBEQHOM0014 - Esta emissão é a maior das quatro que poderão ser utilizadas na capitalização do Novo Banco - pelo menos foram as supensas pela CMVM. O montante total emitido nestes títulos identificados com o código "PTBEQHOM0014" ascende a 1.500 milhões de euros, sendo que o investimento é de 50 mil euros. Estes títulos foram emitidos em Fevereiro de 2012, chegando à maturidade em Fevereiro de 2016. A taxa anual é variável: está dependente da Euribor mais um "spread" de 1,5%.