Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

CMVM levanta suspensão da negociação de dívida do Novo Banco

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou o levantamento da suspensão da negociação em mercado regulamentado dos valores mobiliários emitidos pelo Novo Banco.

Pedro Elias/Negócios
Negócios 30 de Dezembro de 2015 às 20:43
  • 2
  • ...

O conselho de administração da CMVM "deliberou o levantamento da suspensão da negociação em mercado regulamentado dos valores mobiliários emitidos pelo Novo Banco, na sequência da divulgação de informação relevante ao mercado", informou o regulador do mercado de capitais em comunicado.

Recorde-se que o órgão presidido por Carlos Tavares (na foto) tinha decidido na terça-feira, 29 de Dezembro, suspender a negociação dos valores mobiliários do Novo Banco, o que inclui as suas obrigações seniores. Na altura, estavam a surgir notícias que davam conta de que os investidores em dívida sénior da instituição financeira seriam penalizadas para favorecer os rácios de solidez do Novo Banco. 

Com efeito, a suspensão dizia respeito aos títulos do BES que foram transferidos para o Novo Banco, como a dívida sénior, já que os outros valores mobiliários, como a dívida subordinada e as acções, encontram-se sem autorização para negociar desde a última sexta-feira antes da resolução do BES, em Agosto de 2014. 

E algumas das obrigações seniores foram penalizadas: o Banco de Portugal não poupou desta vez cinco emissões de dívida sénior, que tinha sido emitida directamente para investidores institucionais, como bancos: agora parte dessa dívida regressa ao BES no âmbito das medidas de capitalização anunciadas ontem pelo Banco de Portugal. 

Os valores mobiliários do Novo Banco podem agora negociar. Já as cinco emissões de dívida sénior afectadas pela decisão do Banco de Portugal é, agora, dívida do BES. 



Ver comentários
Saber mais Novo Banco CMVM Carlos Tavares BES Banco Espírito Santo bolsa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio