Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal vai pagar menos em emissão a 5 e 8 anos

A emissão deverá beneficiar com a descida das taxas de juro em mercado secundário, face aos máximos de Fevereiro, mês da operação anterior.

Miguel Baltasar
12 de Abril de 2017 às 07:00
  • 3
  • ...
O Tesouro português deverá pagar esta quarta-feira uma taxa de juro mais baixa para emitir dívida de longo prazo, num duplo leilão a cinco e oito anos. Portugal deverá pagar menos de 3,3% na emissão onde pretende arrecadar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros, a beneficiar da descida dos juros no mercado secundário nas últimas semanas.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza esta manhã uma dupla emissão de dívida de longo prazo, cujos títulos têm maturidades em Outubro de 2022 e Outubro de 2025, naquela que é a primeira operação no segundo trimestre de 2017.

Os juros pagos nestas emissões deverão oscilar entre 2,1% e 3,3%. A linha com maturidade em Outubro de 2022 negociava esta terça-feira com uma "yield" de 2,171% em mercado secundário, enquanto uma obrigação com prazo em Outubro de 2015 apresentava uma taxa de juro implícita de 3,276%.

Estes valores são significativamente inferiores aos juros pagos na última colocação de dívida com prazos comparáveis, em Fevereiro deste ano. Na linha de OT a cinco anos, Portugal pagou um juro de 2,753%, tendo na mesma data emitido títulos com maturidade de sete anos, com um juro de 3,668%.
Ver comentários
Saber mais leilão IGCP Cristina Casalinho obrigações OT taxas de juro yields
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio