Notícia
Portugal vai financiar-se em até 1.000 milhões na próxima semana
O IGCP vai realizar uma emissão de dívida a 10 anos na próxima semana. O objetivo é financiar até 1.000 milhões de euros.
A agência que gere a dívida pública portuguesa vai realizar um novo leilão de dívida na próxima semana. O objetivo é emitir obrigações a 10 anos, num montante total entre 750 e 1.000 milhões de euros.
Se emitir o valor máximo, o montante angariado este ano com a colocação no mercado de títulos de dívida de longo prazo ascenderá a 13,5 mil milhões de euros, o que corresponde a 87,7% do objetivo para 2019, que passava por emitir 15.400 milhões de euros em obrigações do Tesouro.
A última vez que o IGCP emitiu dívida a 10 anos foi em setembro, tendo acordado uma taxa de juro de 0,264%, o que correspondeu a um novo mínimo histórico.
Em outubro, a agência liderada por Cristina Casalinho realizou, como habitual, uma emissão de dívida de longo prazo, mas, neste caso, a 15 anos. Na altura o IGCP emitiu 750 milhões de euros, tendo acordado pagar uma taxa de juro de 0,49%, o que representa o custo de financiamento mais baixo de sempre nesta maturidade.
Nos últimos dias, os juros da dívida negociada no mercado secundário registaram subidas, ainda que se tenham mantido em níveis historicamente baixos. A subida recente está relacionada com a redução da percepção de risco por parte dos investidores, que têm preferido apostar em ativos de maior risco, em vez de se protegerem em ativos como a dívida soberana.