Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal emite mil milhões de euros em BT. Juro abaixo de 2,3%

O objetivo do IGCP era captar entre 750 e 1.000 milhões de euros. A procura duplicou face ao montante oferecido, mas reduziu-se face à última emissão de janeiro.

Vítor Mota
19 de Fevereiro de 2025 às 10:44
  • ...

A República Portuguesa emitiu esta quarta-feira mil milhões de euros em bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a 11 meses, com o cupão a ficar abaixo de 2,3%, de acordo com com os números avançados pela Bloomberg.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP pretendia colocar entre 750 e 1.000 milhões de euros, conseguindo perfazer todo o montante proposto, com a procura significativamente acima da oferta.

O juro ficou nos 2,266%, com a procura a ficar 2,22 vezes acima da oferta, ou seja, a mais do que duplicar face ao montante oferecido.

"Para Portugal é sempre positivo ver o seu prémio de risco baixar, numa fase em que é o país da periferia que apresenta o menor 'spread' versus a Alemanha", começa por dizer Filipe Silva, diretor de investimentos do Banco Carregosa, acrescentando que "face ao último leilão comparável de outubro, assistimos a uma descida da taxa de 2,66% para os 2,266% de hoje".

"A descida nas taxas de juro de curto prazo, acabam por ser um reflexo das decidas de taxas de juro que estamos a assistir por parte do Banco Central Europeu. Entretanto, a inflação ainda não atingiu o objetivo do BCE, o que limita a capacidade de acelerar o ritmo de descida das taxas", explica.

Esta é apenas a segunda emissão de BT por Portugal. A primeira foi realizada em meados de janeiro e tinham sido colocados mil milhões de euros a 12 meses, com o cupão a ficar nos 2,416%. A procura tinha sido ainda mais elevada nas 2,67 vezes o montante colocado.

O IGCP tem mais uma operação de BT prevista este trimestre, no dia 19 de março, de acordo com o calendário publicado pela entidade.

A agência liderada por Miguel Martín espera que as necessidades de financiamento líquidas do Estado para 2025 sejam de 18 mil milhões de euros, um aumento de quase 10 mil milhões em relação a 2024 (8,5 mil milhões).

Os Bilhetes do Tesouro (BT) deverão render 4,6 mil milhões de euros em financiamento líquido. Por sua vez, a emissão bruta de obrigações do Tesouro (OT), juntamente com sindicatos e leilões mensais, deverá obter 20,5 mil milhões de euros. Como a emissão sindicada realizada há uma semana, o IGCP conseguiu já um quinto do financiamento necessário para todo o ano.

Ver comentários
Saber mais Juros Portugal IGCP Miguel Martín obrigações dívida Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio