Notícia
Pedro Reis antecipa reuniões com associações para saber impacto das tarifas Trump
Ministro da Economia começa a ouvir já esta terça-feira as associações sobre os impactos das tarifas dos EUA. Serão dois dias de encontros com 19 representantes empresariais.
Um dia depois de Donald Trump dar a conhecer as tarifas recíprocas, atingindo a União Europeia e Portugal com uma taxa de 20%, Pedro Reis convocou as associações empresariais para uma série de reuniões que vão agora, quase uma semana depois, arrancar. Estava previsto que decorressem entre quarta e sexta-feira, mas foram antecipadas, começando já esta terça-feira.
"As reuniões do ministro da Economia com as associações empresariais, que estavam previstas entre quarta e sexta-feira, foram antecipadas para terça e quarta-feira", refere o ministério tutelado por Pedro Reis, em comunicado. Estes encontros vão decorrer no Campus XXI.
Serão dois dias encontros que visam criar um "canal de diálogo com os setores que serão mais afetados pelo modelo das 'tarifas recíprocas'". No total, Pedro Reis vai encontrar-se com os representantes de 19 associações. São elas:
- ANIMEE - Associação Portuguesa de Empresas do Setor Eléctrico e Electrónico
- AIP - Associação Industrial Portuguesa
- CIP - Confederação Industrial de Portugal
- APF - Associação Portuguesa de Fundição
- CEFAMOL - Assoc. Nacional da Indústria de Moldes
- APIP - Associação Portuguesa das Indústrias do Plástico
- APIB - Associação Portuguesa dos Industriais da Borracha
- APIMA - Associação Portuguesa das indústrias de mobiliário e afins
- AIMMP - Associação das Indústrias da Madeira e Mobiliário de Portugal
- APPICAPS - Associação Portuguesa dos Indústriais do Calçado, Componentes,
- Artigos de pele e seus Sucedâneos
- APIC - Associação Portuguesa da Indústria de Curtumes
- ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
- ANIVEC - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção
- ANITLAR - Associação Nacional das Indústrias de Têxtil Lar
- ANIL - Associação Nacional dos Industriais de Laníficios
- APCOR - Associação Portuguesa da Cortiça
- AEP - Associação empresarial de Portugal
- AQuimica
Com estes encontros o Governo quer saber a avaliação que estas "fazem do impacto da imposição das novas taxas aduaneiras sobre produtos europeus", mas também ficar a conhecer as "propostas que têm para o mitigar e minimizar esse impacto nas exportações nacionais".
Estes encontros, que vão contar também com o secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira, assim como com representantes da AICEP, IAPMEI, Compete, Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) e Banco Português de Fomento (BPF), serão a base para o Governo perceber o que poderá ser feito para dar resposta às taxas dos EUA.
Contudo, a resposta portuguesa não será isolada. Nestas reuniões, Pedro Reis dará a conhecer às associações o que está a "ser articulado com a União Europeia para responder às novas tarifas e as medidas de proteção que estão a ser desenhadas para os diferentes setores de atividade".