Notícia
Moody’s prevê estabilização de "ratings" dos soberanos no próximo ano
Portugal está no diminuto lote de países que têm um "outlook" positivo. A Moody’s deverá actualizar o rating do país no início de 2018.
A Moody’s emitiu esta quarta-feira um relatório onde avança com uma perspectiva estável para a evolução dos "ratings" dos países soberanos ao longo do próximo ano.
Esta conclusão deve-se ao facto de, actualmente, três quartos das notações atribuídas (74%) terem um "outlook" estável.
Esta agência mantém o "rating" de Portugal no lixo, mas o "outlook" é positivo, sinalizando que poderá melhorar a notação já no início do próximo ano. Apenas 10% dos soberanos seguidos por esta agência têm a perspectiva positiva.
No mesmo relatório, a Moody’s dá conta que este ano melhorou o "rating" de 12 soberanos, o dobro dos "upgrades" efectuados em 2016, e quase metade dos cortes de rating deste ano (20).
A agência perspectiva que o crescimento económico mundial vai continuar "saudável" em 2018, mantendo o ritmo registado este ano (em torno de 3%). Alerta contudo que os níveis de endividamento público continuam elevados e que os elevados riscos geopolíticos podem ameaçar esta previsão de estabilidade dos ratings.