Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moody’s espera pelo próximo governo para subir rating de Portugal  

A agência elevou o "outlook" da dívida de Portugal, mas antes de aumentar o "rating" quer assegurar que o próximo governo mantém a trajetória de descida da dívida pública.

Lusa
12 de Agosto de 2019 às 07:30
  • 3
  • ...

Alguns analistas acreditavam que a Moody´s poderia elevar já o rating da dívida portuguesa de Baa3 para Baa2, mas no relatório que publicou na sexta-feira a agência deixou claro que não será este ano que vai colocar a classificação da dívida portuguesa no segundo nível acima de lixo.

Na segunda vez este ano em que se pronunciou sobre o rating de Portugal, a Moody’s subiu o outlook (perspetiva) de "estável" para "positivo", abrindo a porta a uma melhoria do rating na próxima reavaliação. Este "upgrade" reflete a descida do endividamento público a "um ritmo superior ao estimado", bem como as "melhorias sustentáveis" na saúde do setor financeiro, que "está a ficar mais robusto".

 

A agência elogia o desempenho do atual governo na consolidação orçamental, destacando que tem tido "sucesso" a resistir a aumentar a despesa apesar da proximidade das eleições legislativas, pelo que valida a previsão de Mário Centeno de terminar este ano com um défice de 0,2% do PIB.

 

Mas para dar o passo de colocar o "rating" da dívida portuguesa no segundo nível acima de lixo (onde já está a classificação atribuída pela S&P, Fitch e DBRS), a Moody’s quer garantias de que o governo que resultar das eleições legislativas de outubro vai manter a trajetória de redução do endividamento público.

 

O rating pode passar para Baa2 se a agência concluir que "as políticas governamentais vão permitir continuar com a consolidação orçamental e o crescimento económico necessário para alcançar uma baixa no endividamento público na próxima legislatura". A agência avisa o próximo executivo que "medidas que contenham a despesa pública serão um elemento chave" e quer ver "reformas económicas que suportem o crescimento económico no curto prazo".

Em declarações à Lusa, o ministro das Finanças Mário Centeno espera "novos movimentos de melhoria na classificação da dívida nos próximos meses, nas próximas avaliações ".

Ver comentários
Saber mais Moody’s rating
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio