Notícia
Juros nacionais em queda depois de decisão da DBRS
A agência de notação financeira canadiana decidiu manter o “rating” de Portugal. Os juros da dívida pública nacional estão a cair no mercado secundário. A dez anos, as “yields” estão em mínimos de 8 de Setembro.
Os juros da dívida pública portuguesa estão a cair no mercado secundário esta segunda-feira, 24 de Outubro, depois de na última sexta-feira a agência de "rating" canadiana DBRS ter mantido a notação da dívida nacional.
A DBRS manteve o "rating" de Portugal em BBB (baixo) e a perspectiva estável para a notação. A decisão permite às obrigações soberanas portuguesas continuarem a ser aceites junto do Banco Central Europeu como colateral nas operações de refinanciamento dos bancos e manterem a elegibilidade para o programa de compra de activos do banco central.
A dez anos, os juros exigidos pelos investidores para trocarem dívida nacional descem 8,9 pontos base para 3,102%, o que representa o valor mais baixo desde 8 de Setembro de 2016. A dois e a cinco anos, as "yields" também recuam. No prazo mais curto, os juros perdem 2,1 pontos base para 0,236%. E a cinco anos, os juros descem 6,4 pontos base para 1,734%.
Mas não é apenas a dívida nacional que está a recuar. Entre os países periféricos esta tendência também se verifica, estando os juros a dez anos de Itália a descerem 2,3 pontos base para 1,351%. Os juros do reino de Espanha perdem 4,2 pontos base a dez anos para 1,072%.
A dívida germânica está também em queda no mercado secundário. As taxas de juro das obrigações a dez anos cedem 1,3 pontos base para -0,007%.
O prémio de risco da dívida nacional está nos 307,8 pontos.