Notícia
Juros da dívida portuguesa em forte queda
Os juros da dívida nacional estão em queda pela segunda sessão consecutiva, registando uma descida bastante superior à dos restantes países do euro. O prémio de risco face à Alemanha está já perto dos 300 pontos.
As taxas de juro da dívida soberana portuguesa estão a afundar esta sexta-feira, 28 de Fevereiro. A "yield" das obrigações a 10 anos negoceia em torno dos 3,2%, uma tendência que está a ser também registada pelos juros de Espanha e Itália, mas com menos intensidade. Também em queda está o prémio de risco de Portugal.
Pela segunda sessão consecutiva, os juros da dívida portuguesa estão a aliviar. Desta feita, a "yield" dos títulos a 10 anos afunda 12,1 pontos base para 3,216%, ao passo que a taxa a cinco anos cai 9,7 pontos para 2,200%. Na maturidade a dois anos, a taxa está a descer 3,7 pontos para 0,875%.
Esta tendência está a ser também registada pelos restantes países da periferia. A "yield" de Espanha a 10 anos segue a cair 1,2 pontos para 1,596%, ao passo que a taxa de juro das obrigações italianas na mesma maturidade recuam 1,8 pontos para 1,496%.
Em sentido contrário está a dívida alemã. Os juros a 10 anos do país estão a registar uma subida de 0,6 pontos para 0,144%, uma tendência que está a levar o prémio de risco de Portugal ("spread") a recuar para 308,2 pontos, isto depois da aprovação do Orçamento do Estado para 2016.
A Moody’s vê a aprovação do Orçamento do Estado para 2016 como "positiva para o nível de crédito". Isto porque pressupõe um percurso orçamental mais credível do que a primeira proposta e revela uma real união dos partidos de esquerda.