Notícia
Financiamento do BCE à banca nacional cai 16% em 2015
A dependência dos bancos portugueses face ao BCE aumentou em Dezembro. Está no valor mais elevado desde Agosto, mas a tendência em 2015 voltou a ser de queda. Contudo, continua longe dos níveis registados antes da crise financeira.
Após três meses consecutivos de queda, a dependência das instituições financeiras portuguesas face ao Banco Central Europeu voltou a aumentar. Passou para 26,161 mil milhões de euros em Dezembro, um desempenho que, ainda assim, não apagou a forte queda no total do ano. É que o financiamento da instituição monetária recuou 16%.
Em 12 meses do ano, apenas quatro revelaram um aumento do financiamento do BCE aos bancos nacionais. O último deles foi mesmo Dezembro, quanto passou de 23,235 mil milhões de euros para 26,161 mil milhões, um aumento de 13%. Esta representa a maior subida nominal desde Maio de 2012, sendo que um mês depois foi atingido o valor mais elevado de sempre: 60,502 mil milhões.
O montante registado em Dezembro é ainda o mais elevado desde Agosto. Por isso mesmo, apesar desta forte subida, a tendência de queda no ano manteve-se. Uma vez que o financiamento do BCE à banca portuguesa ascendia a 31,191 mil milhões de euros no final de 2014, a queda ao longo de 2015 foi de 16%.
Esta tem sido a principal tendência desde meados de 2012. Ainda assim, a dependência das instituições financeiras está ainda muito acima da registada antes da crise financeira agravada pela falência do Lehman Brothers. É que o financiamento do BCE rondava então os cinco mil milhões de euros, cerca de um quinto dos 26 mil milhões registados actualmente.