Notícia
Espanha volta a financiar-se a juros negativos
O Tesouro de Espanha foi ao mercado esta terça-feira, tendo emitido quase 5,5 mil milhões de euros a seis e 12 meses. No prazo mais curto a taxa de juro paga voltou a ser negativa.
Espanha financiou-se esta terça-feira, 18 de Agosto, em 5.451 milhões de euros através de bilhetes dos Tesouro a seis e 12 meses, de acordo com os dados do Tesouro, citados pelo El País.
A procura total ascendeu a 11.783 mil milhões de euros, ao mesmo tempo que os juros diminuíram.
Na emissão a seis meses Espanha financiou-se em 636 milhões de euros, com uma taxa de juro de -0,001%, o que compara com os 0,028% acordados na última emissão de bilhetes do Tesouro a seis meses realizada em Julho.
Madrid volta desta forma a financiar-se a juros negativos, depois de antes do Verão ter feito algumas emissões de curto prazo em que conseguiu financiar-se a taxas negativas. Juros negativos significam que os investidores que compram esta dívida pagam para investir em vez de receberem.
A 12 meses, o Estado espanhol financiou-se em 4.815 milhões de euros, com uma taxa de juro de 0,029%, menos que os 0,122% do que em Julho.
Esta quarta-feira, Espanha volta ao mercado, mas agora para se financiar a longo prazo. O objectivo é o de se financiar entre 2.500 e 3.500 milhões de euros. Esta é a segunda emissão de obrigações em Espanha em Agosto.