Notícia
Espanha coloca dívida de curto prazo com juros negativos
O Tesouro espanhol colocou 4,17 mil milhões de euros em bilhetes a três e novos meses, com as taxas a saírem abaixo de zero.
Espanha continua a conseguir emitir dívida de curto prazo com juros negativos. O Tesouro espanhol colocou esta terça-feira 4,17 mil milhões de euros em bilhetes do Tesouro a três e nove meses. Apesar de ter emitido com taxas abaixo de zero, os juros foram menos negativos que na última operação comparável.
Na maturidade mais curta, o montante obtido foi de 556 milhões de euros com uma taxa de -0196%. Ainda assim, o juro foi menos negativo do que na última operação comparável (-0,252%). Já no prazo a nove meses, Espanha financiou-se em 3,62 mil milhões de euros, com uma taxa negativa de 0,014%. Na última operação comparável, o juro havia sido de -0,080%.
Na semana passada, Portugal também recorreu ao mercado de dívida de curto prazo. Conseguiu uma taxa de 0,008% para colocar 300 milhões de euros a 12 meses e 0,10% para emitir 700 milhões de euros a 11 meses. No entanto, em algumas operações anteriores de dívida de curto prazo, Portugal também já tinha conseguido juros negativos. Em Janeiro, por exemplo, conseguiu juros negativos num leilão de bilhetes do Tesouro a seis e a 12 meses.