Notícia
Abertura dos mercados: Bolsas sem rumo definido após fortes ganhos. Petróleo e euro em queda
As bolsas europeias seguem sem tendência definida depois de quatro sessões de ganhos, numa altura em que o euro e o petróleo estão em terreno negativo.
Os mercados em números
PSI-20 sobe 0,39% para 5.025,39 pontos
Stoxx 600 perde 0,17% para 342,46 pontos
Nikkei valorizou 3,23% para 16.911,05 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 2,2 pontos base para 3,251%
Euro recua 0,31% para 1,1239 dólares
Petróleo em Londres desce 1,88% para 43,35 dólares o barril
Bolsas europeias em alta pela quinta sessão
Os principais índices europeus dividem-se entre ganhos e perdas pouco acentuados esta quinta-feira, 14 de Abril, depois das fortes subidas registadas na sessão de ontem.
O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, desce 0,17% para 342,46 pontos, pressionado sobretudo pelos sectores da tecnologia e telecomunicações.
Na bolsa nacional, o PSI-20 valoriza 0,39% para 5.025,39 pontos, o valor mais alto desde o dia 4 de Abril. A impulsionar está o BCP, com uma valorização de 3,49% para 3,86 cêntimos.
Juros da dívida portuguesa em alta
Os juros da dívida pública portuguesa estão em alta esta quinta-feira, acompanhando a tendência da generalidade dos paíeses europeus. A 'yield' das obrigações a dez anos aumenta 2,2 pontos base para 3,251%, enquanto em Espanha, no mesmo prazo, o agravamento é de 1,7 pontos base para 1,480%.
Euro desce para mínimos de mais de duas semanas
A moeda única europeia está a negociar em queda face ao dólar pela terceira sessão consecutiva. O euro desce 0,31% para 1,1239 dólares, o valor mais baixo desde o dia 29 de Março. Já ontem a moeda única desvalorizou quase 1%, com a divida norte-americana a ser impulsionada por dados positivos das exportações chinesas, que compensaram a divulgação de alguns indicadores económicos abaixo do esperado nos Estados Unidos, como as vendas a retalho.
Também a libra está a desvalorizar face ao dólar pela segunda sessão consecutiva, numa altura em que os investidores aguardam pela reunião de política monetária do Banco de Inglaterra e pela divulgação das minutas do último encontro. A libra cai 0,5% para 1,4133 dólares.
Petróleo cai pela com subida das reservas dos EUA
O petróleo está a negociar em queda pela segunda sessão consecutiva, pressionado pela subida das reservas de crude dos Estados Unidos. Esta quarta-feira, a Administração de Informação de Energia revelou que os inventários do país aumentaram em 6,6 milhões de barris na semana passada para um total de 536,5 milhões, o valor mais alto desde 1930. O aumento foi superior a todas as estimativas compiladas pela Bloomberg.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, desce 2,11% para 40,88 dólares, enquanto o Brent, transaccionado em Londres, desvaloriza 1,88% para 43,35 dólares.
Valorização do dólar pressiona ouro
O ouro está a desvalorizar pela terceira sessão consecutiva, com a valorização do dólar e das acções a reduzirem a procura por activos considerados mais seguros. O metal precioso desce 0,62% para 1.234,75 dólares por onça, enquanto a prata recua 0,96% para 16,0600 dólares.
Ainda assim, o ouro sobe 16% desde o início do ano, depois de a volatilidade nos mercados accionistas e os receios em torno da China terem aumentado a especulação de que a Reserva Federal dos Estados Unidos iria abrandar a subida dos juros no país.
Destaques do dia
Moeda chinesa com maior desvalorização em três meses. O banco central da China voltou a mexer na taxa de referência perante a apreciação do dólar nos mercados cambiais. É a maior redução de valor operada desde 7 de Janeiro no dia em que injecta mais de 5 mil milhões de euros nos mercados.
Fundos metem fichas no BPI e já lucram com as subidas do BCP. Os gestores aumentaram as posições no BPI e no BCP. As acções do banco liderado por Fernando Ulrich ainda não negociaram após o acordo entre o CaixaBank e Isabel dos Santos. Mas o BCP valoriza 19% em quatro sessões.
BFA deve comprar parte das acções detidas pelo BPI. O BPI deve vender parte da sua posição de controlo no BFA à própria instituição angolana. Este é um dos pormenores do acordo entre Isabel dos Santos e o CaixaBank que permite ao BPI reduzir a exposição a Angola.
AIE: Petróleo nos 40 dólares é bom para Portugal, mas preços vão subir. Fatih Birol, director executivo da AIE, diz que países como Portugal beneficiam dos preços baixos do petróleo, já que a factura da importação diminui. Mas penalizam outros produtores e as renováveis. Mas as cotações devem começar a subir em 2017.
O que vai acontecer hoje
AIE. Agência Internacional de Energia publica relatório mensal sobre petróleo.
Bank of America. Publicação dos resultados do primeiro trimestre.
EUA. Índice de preços no consumidor, em Março.
Zona Euro. Índice de preços no consumidor, em Março.
Jerónimo Martins. Assembleia geral de accionistas.
- REN. Assembleia geral de accionistas.
EDP Renováveis. Assembleia geral de accionistas.
Banco de Inglaterra. Reunião de política monetária.