Notícia
Abertura dos mercados: Petróleo volta às quedas. Bolsas europeias sem tendência definida
As bolsas europeias estão a negociar sem uma tendência definida. Os preços do petróleo regressaram às quedas, numa altura em que há a possibilidade do Irão aumentar as suas exportações de petróleo em breve.
Os mercados em números
PSI-20 desce 0,84% para 4.980,54 pontos
Stoxx 600 soma 0,11% para 339,80 pontos
Juros da dívida portuguesa a dez anos cedem 2,3 pontos base para 2,668%
Euro sobe 0,21% para 1.0888 dólares
Petróleo em Londres recua 2,10% para 30,23 dólares o barril
Bolsas europeias em terreno
As bolsas do Velho Continente estão a negociar sem uma tendência definida nesta última sessão da semana. Por esta altura, Lisboa é a praça que lidera as desvalorizações, recuando 0,84%. Seguido do índice francês CAC 40, que desce 0,54%. Em sentido contrário, está o britânico Footsie, que é a praça que mais sobe, avançando 0,27%. O Stoxx 600, índice de referência, cresce 0,11%.
Na Ásia, a sessão foi de perdas, o que colocou o índice que agrupa as bolsas locais nos valores mais baixos dos últimos três anos. O MSCI Asia Pacific caiu 1,72%, para o nível mais baixo desde 2012, acumulando uma descida de 3% na semana. As duas primeiras semanas deste ano foram, assim, de quedas.
Juros da dívida
Os juros da dívida pública portuguesa no mercado secundário estão a cair em todos os prazos. A dez anos, o prazo considerado de referência, as "yields" estão a descer 2,3 pontos base para 2,668%. Esta evolução da dívida nacional tem lugar depois de esta quinta-feira, 14 de Janeiro, Portugal ter regressado aos mercados com uma operação de financiamento com recurso a um sindicato bancário para a colocação de novas obrigações do Tesouro com um prazo de 10 anos. Nesta operação, o Tesouro português decidiu colocar quatro mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a 10 anos. A taxa de juro final da operação foi de 2,973%. Além disso, para esta sexta-feira está agendada uma possível revisão do "rating" da dívida soberana de Portugal por parte da Moody’s. Actualmente, a Moody’s atribui uma classificação de "Ba1", considerado investimento "especulativo" ("lixo") com perspectiva "estável".
Os juros da Alemanha, a dez anos, recuam 1,4 pontos base para 0,560%. O prémio de risco da dívida nacional está nos 210,1 pontos.
Euro
A moeda da Zona Euro está a subir face à divisa norte-americana. Por esta altura, o euro soma 0,215% para 1,0888 dólares.
Petróleo recua
Os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, recua 2,85% para 30,31 dólares por barril, aproximando-se assim da terceira semana de quedas. O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres e que serve de referência para as importações nacionais, desvaloriza 2,10% para 30,23 dólares por barril. A negociação do Brent está a ser pressionada pela possibilidade de o Irão aumentar as exportações da matéria-prima em breve. De acordo com a Bloomberg, as sanções internacionais ao Irão podem ser levantadas na próxima segunda-feira, permitindo a Teerão aumentar as exportações de petróleo. O Irão é o quinto maior produtor de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
Analistas dizem ao mercado para esquecer o ouro este ano
O ouro tem sido procurado pelos investidores recentemente como activo de refúgio. Porém, analistas de metais preciosos, citados pela Bloomberg, salientam que os ganhos do ouro não vão prolongar-se e esperam que o paládio – usando na indústria eléctrica, química e farmacêutica – avance. Ainda assim, por esta altura, o ouro para entrega imediata soma 0,50% para 1.083,74 dólares por onça.
Destaques do dia
Privados suavizam posição negocial na TAP. Além de 51% da TAP, o Governo quer que o Estado tenha a palavra final em todas as decisões estratégicas que envolvam a companhia aérea. O alcance desta exigência feita aos novos donos tem estado no centro das negociações.
A TAP é a mais barata na rota Lisboa-Porto? A resposta é não. O Negócios analisou as opções para se viajar entre as duas cidades e concluiu que há alternativas mais baratas à TAP. Nesta opção, o tempo e a frequência são as grandes forças.
Renault. Como foi a marca atingida pelo escândalo das emissões? Depois do escândalo Volkswagen, França está a avaliar os níveis de emissões poluentes de várias marcas. A Renault integrou a lista, mas não foi encontrado qualquer dispositivo manipulador. O grande impacto foi nas acções.
O que pode dizer a Moody's sobre Portugal? Apesar de ter passado as últimas quatro datas, a Moody's poderá não se pronunciar sobre Portugal. Se o fizer, a opinião dos analistas divide-se. Os riscos são mais negativos, mas a economia está melhor.
Taxa da emissão foi mais positiva do que parece. A taxa de juro paga por Portugal ficou acima da registada há um ano. Mas o prémio de risco exigido pelos investidores foi inferior.
Portugal garante um quinto do financiamento deste ano. O Tesouro arrancou o ano com uma emissão de dívida de quatro mil milhões de euros. Um valor elevado e que garante a Portugal 22% do montante a emitir em 2016. Um "sucesso", disse Mário Centeno. Os analistas concordaram.
Ricciardi: "Interesse dos investidores estrangeiros [em Lisboa] é muito grande". O CEO do Haitong considera que é necessário captar mais capital estrangeiro para o mercado português e incentivar novas operações por parte das empresas na bolsa.
Banca foca atenções na visita das cotadas portuguesas a Londres. O Haitong levou 13 cotadas do PSI-20 ao centro financeiro londrino, num encontro que reúne as companhias com mais de 100 investidores institucionais. E o interesse é "grande", diz Ricciardi.
O que vai acontecer hoje
Moody’s revê "rating" de Portugal. A agência de notação financeira Moody’s tem agendada para esta sexta-feira uma possível revisão do "rating" da dívida soberana de Portugal. Actualmente, a Moody’s atribui uma classificação de "Ba1", considerado investimento "especulativo" ("lixo") com perspectiva "estável".
Ecofin reúne em Bruxelas. Decorre esta sexta-feira, a reunião mensal dos ministros da Economia e das Finanças da União Europeia, em Bruxelas.
Resultados do sector financeiro. O Citigroup e a Wells Fargo apresentam esta sexta-feira os resultados de 2015.
Actividade turística em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os dados da actividade turística em Novembro.
Dados económicos nos EUA. Será conhecida a evolução das vendas a retalho e da produção industrial, em Dezembro, nos EUA.
Balança comercial na Zona Euro. O Eurostat publica o saldo da balança comercial em Novembro.