Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Abertura dos mercados: Bolsas europeias em queda e juros em alta com olhar em Bruxelas

As bolsas europeias iniciaram a sessão em queda, penalizadas pelo impasse em torno da Grécia, em mais um dia decisivo de negociações. Os investidores estão de olhos postos em Bruxelas, onde decorrerá o Eurogrupo e a Cimeira Europeia.

25 de Junho de 2015 às 08:40
  • ...

Os mercados em números

PSI-20 cai 0,91% para 5.789,19 pontos

Stoxx 600 desce 0,48% para 395,40 pontos

Nikkei desvalorizou 0,46% para 20.771,40 pontos

Juros da dívida portuguesa a dez anos sobem 1,6 pontos base para 2,758%

Euro sobe 0,08% para 1,1214 dólares

Petróleo em Londres sobe 0,17% para 63,60 dólares o barril


Bolsas europeias em queda

Os principais índices europeus iniciaram a sessão desta quinta-feira, em terreno negativo, penalizadas pelo impasse em torno da Grécia. Isto depois de o Eurogrupo de ontem ter sido suspenso e reagendado para esta quinta-feira, dando sinais de falta de acordo entre o Governo grego e as instituições credoras. O índice de referência para a Europa, o Stoxx600, cai 0,48% para 395,40 pontos. 

Na bolsa nacional, o PSI-20 perde 0,91% para 5.789,19 pontos, penalizado, sobretudo, pelo sector da banca. O BCP desvaloriza 1,79% para 8,24 cêntimos enquanto o BPI desce 1,45% para 1,086 euros. 

Juros da dívida sobem ligeiramente na periferia e descem na Alemanha. 

Os juros da dívida da generalidade dos países europeus estão em alta ligeira esta quinta-feira. Em Portugal, os juros da dívida a dez anos sobem 1,6 pontos base para 2,758%, depois de sete sessões consecutivas de descidas. 

Na Europa, a Alemanha e a Grécia são hoje excepção. As 'yields' das obrigações alemãs a dez anos aliviam 0,8 pontos base para 0,836%, enquanto na Grécia, os juros associados à dívida a dois anos caem 38,7 pontos para 22,016%. 

Euro praticamente inalterado


A moeda única europeia segue praticamente inalterada face às 16 principais divisas, numa altura em que se aguarda uma resolução para o impasse em torno da Grécia.

O euro sobe 0,08% para 1,1214 dólares, influenciado também pelos receios de que uma eventual subida dos juros este ano, por parte da Reserva Federal norte-americana, torne o dólar relativamente mais atractivo.   
 

Na semana passada, a Fed reiterou que a subida dos juros nos Estados Unidos será gradual – mesmo depois do primeiro aumento – e dependente da evolução da economia.

Petróleo sem tendência definida

O petróleo está a negociar sem uma tendência definida esta quinta-feira. O Brent, negociado em Londres, e que serve de referência às importações europeias, regista uma subida ligeira de 0,17% para 63,60 dólares o barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), transaccionado em Nova Iorque, perde 0,15% para 60,18 dólares.

Na quarta-feira, o governo norte-americano revelou que a produção de petróleo nos Estados Unidos subiu quase para máximos. Enquanto as reservas de crude caíram pela oitava semana consecutiva, a produção cresceu para 9,6 milhões de barris por dia, segundo dados da Administração de Informação de Energia.

Ouro regista subida ligeira

O metal precioso está a negociar em alta ligeira, depois de quatro sessões consecutivas de perdas que o empurraram para mínimos de duas semanas. A evolução do ouro está a ser influenciada, esta quinta-feira, pelos receios de que a Grécia não chegue a um acordo com os credores, o que poderá aumentar a procura por este activo de refúgio, perante a queda dos índices bolsistas.

O ouro sobe 0,15% para 1.177,14 dólares por onça.

Destaques do dia 

Reunião entre Tsipras, Lagarde, Draghi e Juncker recomeça às 8h de Lisboa. A reunião entre o primeiro-ministro grego e os dirigentes das instituições credoras da Grécia vai recomeçar em Bruxelas às 9h (8h de Lisboa), depois de ter sido suspensa ao fim de menos de duas horas na noite de quarta-feira.


Acordo grego segue para prolongamento. Esperava-se uma noite longa de negociações no Eurogrupo, mas o encontro terminou cerca de uma hora depois. Ministros voltam a reunir hoje, depois de novo encontro noite dentro entre Tsipras, Juncker, Draghi, Lagarde, Dijsselbloem e Regling.

Pingo Doce "sem alteração" após fusão entre Ahold e Delhaize. Antiga e actual parceiras do grupo Jerónimo Martins na cadeia Pingo Doce vão unir-se e criar o quarto maior grupo de distribuição europeu, com vendas de 54 mil milhões de euros.

La Caixa vende 2% do CaixaBank por 566,4 milhões de euros.Mesmo com um desconto de 3% face ao fecho anterior, o La Caixa encaixou 566,4 milhões de euros com a alienação de acções do CaixaBank. Ficou com 54% do capital depois da operação.

 

Bouygues rejeita oferta de Drahi para aquisição de operação móvel. A Bouygues disse não à oferta de 10 mil milhões de euros da Altice para juntar as operações móveis em França.

 

O que vai acontecer hoje

Eurogrupo. Os ministros das Finanças da Zona Euro voltam a reunir-se às 12 horas de Lisboa, depois de os trabalhos terem sido suspensos na quarta-feira.

Cimeira Europeia. Líderes europeus iniciam reunião de dois dias, em Bruxelas. O encontro tem início marcado para as 15 horas de Lisboa.

  1. INE. Divulgação do Índice de Preços da habitação, no primeiro trimestre de 2015.

Estados Unidos. Consumo privado, em Maio; novos pedidos de subsídio de desemprego, na semana que terminou a 20 de Junho. 

Ver comentários
Saber mais abertura dos mercados ouro euro bolsas Europa mercados e câmbios Grécia Atenas petróleo Brent WTI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio