Notícia
Petróleo sobe mais de 1% e recupera de mínimos
A matéria-prima está a negociar em alta depois de três sessões consecutivas de quedas. O Brent negoceia acima de 50 dólares depois de ter quebrado ontem esta fasquia pela primeira vez desde Janeiro.
O petróleo está a negociar em alta nos mercados internacionais esta terça-feira, 4 de Agosto, pela primeira vez em quatro sessões, acompanhando o movimento de subida das matérias-primas.
O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 1,39% para 4,80 dólares por barril, enquanto Brent, transaccionado em Londres, avança 1,47% para 50,25 dólares, depois de ter baixado ontem a fasquia dos 50 dólares pela primeira vez desde o dia 30 de Janeiro.
A oferta excedentária, o abrandamento do consumo na China e a maior atractividade de outros activos têm penalizado o petróleo nas últimas semanas. Ainda ontem o Irão anunciou que poderá aumentar a sua produção em 500 mil barris por dia uma semana depois de as sanções contra o país serem levantadas, e em um milhão de barris por dia, um mês depois.
Depois do acordo alcançado em torno do programa nuclear iraniano, em meados de Julho, as sanções contra o país deverão ser levantadas em Novembro.
O petróleo entrou em "mercado urso" no mês passado – desvalorizou mais de 20% desde o último pico – devido aos sinais de excesso de oferta a nível global e às perspectivas de uma desaceleração no consumo.