Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Petróleo ganha terreno com optimismo da OPEP

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que fornece 40% do petróleo mundial, não antecipa quaisquer alterações na produção da matéria-prima nem prevê quedas dos preços.

Animação nas bolsas e crescimento chinês leva petróleo para cima dos 80 dólares
29 de Janeiro de 2013 às 07:51
  • ...

Os preços do petróleo estão a subir pelo segundo dia consecutivo e mantêm-se próximos dos valores mais elevados dos últimos três a quatro meses. A indicação de que não haverá qualquer colapso dos preços, dada pela OPEP, está a sustentar a variação.


Em Nova Iorque, os contratos futuros de crude West Texas Intermediate (WTI) ganham 0,49% para negociarem nos 96,91 dólares por barril. Nos últimos dias, têm sido revisitados os preços mais elevados desde Setembro, o mês em que cada barril de WTI chegou a custar mais de 100 dólares.

 

Os contratos futuros de Brent do Mar do Norte, que são transaccionados na bolsa de Londres, valorizam-se 0,15% para 113,65 dólares por barril, tendo tocado, nas últimas sessões, no preço mais alto desde Outubro. Ainda assim, os contratos estão distantes dos 117 dólares por barril do Verão passado embora acima dos 90 dólares por barril a que chegaram a cair em Junho.

 

Com um maior optimismo nos mercados, tanto relativamente aos Estados Unidos como à China e à Europa, as perspectivas para o consumo de petróleo tornam-se menos negras do que o antecipado pelos analistas para 2013.


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) afirmou, através do secretário-geral Abdalla El-Badri, que não são de esperar cortes na produção de petróleo, depois das reduções dos meses anteriores.

 

A organização, em que se insere por exemplo a Arábia Saudita e que conta para 40% do petróleo produzido a nível global, não prevê qualquer “colapso” do preço da matéria-prima em 2013. Os preços deverão ser, em média, de 110 dólares por barril no presente ano, segundo conta o “Financial Times”.

Ver comentários
Saber mais petróleo WTI WesT Texas Intermediate OPEP
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio