Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

OPEP antecipa maior procura de crude em 2017

A organização antecipa um aumento da procura em 2017, que deverá ajudar a eliminar o excesso de oferta de crude no mercado.

Bloomberg
12 de Julho de 2016 às 13:10
  • ...

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está mais confiante para a procura por crude no próximo ano. O cartel espera que o consumo de energia aumente em 2017, obrigando os produtores que pertencem ao grupo a produzir mais para compensar a quebra da produção fora da OPEP.


Os países-membros da OPEP vão ter que produzir cerca de 33 milhões de barris de petróleo por dia no próximo ano, mais 142 mil barris diários do que o valor produzido em Junho, adiantou a organização no seu relatório mensal publicado esta terça-feira, 12 de Julho. O documento refere ainda que a procura vai aumentar ao mesmo ritmo que em 2016, enquanto a produção fora da OPEP vai continuar a cair.


"As condições de mercado vão ajudar a remover o excesso de reservas de petróleo em 2017", adianta o documento, que acrescenta que "a contracção observada este ano na oferta não-OPEP é expectável que continue em 2017, mas a um ritmo mais lento".


O excesso de oferta de petróleo no mercado foi um dos principais factores de pressão sobre as cotações da matéria-prima, que tocou em mínimos de 12 anos no início deste ano. Ainda assim, os preços do crude disparam mais de 70% desde que o "ouro negro" negociou em mínimos, perante a expectativa que as produtoras norte-americanas continuem a reduzir a produção.


Produção próxima de recorde


Ao contrário dos EUA, onde a produção está em queda, os países-membros da OPEP continuam a produzir mais. A Arábia Saudita aumentou a sua produção em 280 mil barris diários para 10,55 milhões, um valor próximo do recorde de 10,564 milhões registados em Junho, para responder ao aumento da procura desta época de Verão.


A expectativa é que a procura global por petróleo aumente em 1,2 milhões de barris por dia no próximo ano, para alcançar 95,3 milhões diários, sendo que o crescimento da procura deverá estar concentrado nos países emergentes. Já a produção fora da OPEP deverá cair 100 mil barris por dia, devido às quebras no México, EUA e Noruega, segunda as estimativas do cartel.


A produção da OPEP aumentou em 264.100 barris por dia, para 32,86 milhões de barris diários, em Junho, refere o relatório. 

Ver comentários
Saber mais petróleo OPEP cotações recuperação produção EUA analistas matéria-prima crude WTI Brent
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio