Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Combustíveis mais baratos na próxima semana. Gasóleo desce 2,5 cêntimos e gasolina dois cêntimos

A partir de segunda-feira, dia 15 de julho, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,579 euros por litro. Já o da gasolina simples 95 deverá aumentar para 1,731 euros por litro.

Neste cenário, os governos pontapeiam as metas climáticas e apoiam o investimento em combustíveis fósseis, para combater a inflação e o risco de agitação social enquanto repensam o caminho para um futuro baixo em carbono.

Apercebendo-se da subida dos preços das matérias-primas e do risco de um desastre económico devido ao calendário irrealista para a transição energética, os decisores políticos dão mais importância a sustentar a economia a curto prazo do que a salvar o ambiente a longo prazo.

Durante cinco anos, os Governos aliviam a burocracia no que toca ao investimento na produção de petróleo e durante dez anos flexibilizam os processos para a produção de gás natural, para incentivar os produtores a assegurarem abastecimentos adequados e preços razoáveis, colmatando assim a lacuna entre a energia disponível no presente e a energia limpa prevista para o futuro.
Pedro Brutt Pacheco
12 de Julho de 2024 às 12:13
  • ...
Os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana, após uma onda de subidas. A partir da próxima segunda-feira, 15 de julho, o gasóleo vai descer 2,5 cêntimos, enquanto a gasolina vai ficar dois cêntimos mais barata, avançou fonte do setor ao Negócios.

Desta forma, o preço médio do gasóleo simples praticado nos postos de abastecimento deverá ser de 1,579 euros por litro.

Já a gasolina simples 95 deverá ficar pelos 1,731 euros por litro, tendo por base os preços divulgados pela Direção Geral de Energia e Geologia.

Esta semana, o preço médio da gasolina simples 95 é de 1,751 euros por litro e do gasóleo simples é de 1,624 euros.

Recorde-se que o custo dos combustíveis na bomba dependerá sempre de cada posto de abastecimento, da marca e da zona onde se encontra. Os hipermercados mantêm as ofertas mais competitivas nos combustíveis rodoviários, seguidos pelos operadores do segmento low cost.

Os valores praticados pelas bombas incorporam ainda o peso da fiscalidade. Em setembro de 2023, o Governo anunciou que iria recuperar medidas de redução dos impostos sobre os combustíveis, devolvendo, através do ISP, que se traduz na redução adicional de dois cêntimos por litro no gasóleo e um cêntimo por litro na gasolina.

O movimento dos preços destes dois derivados do petróleo acompanha também o desempenho do preço do crude, que crescem pelo terceiro dia consecutivo com os novos dados da inflação nos EUA e uma procura mais robusta a darem ímpeto à matéria-prima.

Esta sexta-feira, o Brent do Mar do Norte – referência para as importações europeias – segue a subir 0,67% e negoceia na fasquia dos 85,97 dólares por barril. Por sua vez, o West Texas Intermediate (WTI) negoceia em alta e sobe 0,81%, para os 83,29 dólares por barril.
Ver comentários
Saber mais Combustíveis Gasóleo Gasolina Petróleo Mercados Matérias-Primas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio