Notícia
Combustíveis deverão voltar a subir na próxima semana
A subida dos preços dos derivados de petróleo deverá levar a um novo aumento da gasolina e do gasóleo nas bombas na próxima semana. A confirmar-se será a terceira semana consecutiva.
Abastecer o depósito do carro deverá ficar mais caro a partir de segunda-feira, 12 de Dezembro. Segundo os cálculos do Negócios, o preço médio do gasóleo simples e da gasolina simples de 95 octanas deverão aumentar cerca de 1,5 cêntimos por litro. Fonte do sector confirma que os preços deverão aumentar nesta dimensão.
Esta será assim a terceira semana consecutiva de subidas dos preços dos combustíveis, depois de um período de três semanas seguidas de descidas. Em ambos os casos a justificação está relacionada com a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).
Na maior parte do mês de Novembro, as expectativas em torno de um acordo efectivo entre os membros da OPEP eram baixas. Contudo, a reunião do final do mês acabou mesmo por ditar um corte de produção de 1,2 mil milhões de barris por dia para ser implementado a partir de Janeiro.
Nos últimos dias tem crescido também a expectativa de que o acordo de corte de produção se estenda aos países fora da OPEP, como o caso da Rússia.