Notícia
Arábia Saudita diz que a procura de petróleo aumentou
O ministro do petróleo da Arábia Saudita disse esta quarta-feira que a procura pelo petróleo está a aumentar e que os mercados estão a acalmar. O preço do petróleo subiu depois das declarações.
O petróleo está a subir nos mercados internacionais esta quarta-feira, 25 de Fevereiro, após as declarações do ministro do petróleo da Arábia Saudita. Ali Al Naimi disse que a procura da matéria-prima está a aumentar e que os mercados estão a acalmar.
Como resultado, o West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, sobe 0,26% para os 49,41 dólares por barril, invertendo a tendência de queda das últimas cinco sessões. O barril de Brent, negociado em Londres, que serve de referência para as exportações europeias, avança 0,87% para os 59,17 dólares.
"Queremos ver os mercados calmos. Nós não queremos nada que crie volatilidade no mercado", disse Al Naimi em declarações reproduzidas pela Bloomberg.
A Arábia Saudita pretende manter-se como o maior exportador de petróleo, garantiu o ministro. Em Novembro, a Organização dos Países Exportadores do Petróleo (OPEP), da qual a Arábia Saudita faz parte, anunciou que iria manter os níveis de produção inalterados, em luta pela manutenção da quota de mercado, pressionando a concorrência a diminuir a produção. Os preços do barril de petróleo caíram para metade com esta estratégia e têm sofrido elevada volatilidade.
A volatilidade deverá assim continuar a sentir-se no mercado, consideram os analistas. "Os comentários de Naimi sobre o aumento da procura apoiam" a subida dos preços, afirmou Eugen Weinberg, chefe de pesquisa de matérias-primas no Commerzbank AG à Bloomberg.
"Ainda assim, com a continuação da subida das reservas nos EUA não há razão para os preços recuperarem. O mercado continua claramente com excesso de oferta".