Notícia
Queda do petróleo baixa combustíveis até 1,5 cêntimos
Os preços dos combustíveis vão baixar na próxima semana, acompanhando a tendência de queda das cotações do petróleo. As descidas devem rondar um a 1,5 cêntimos por cada litro.
Depois da forte escalada, os preços do petróleo corrigiram esta semana. Estão abaixo dos 50 dólares dos dois lados do Atlântico, evolução que vai permitir um alívio no preço dos combustíveis na próxima semana. Há margem para reduções de um a 1,5 cêntimos por cada litro tanto na gasolina como no gasóleo.
Tanto o Brent como o West Texas Intermadiate, em Londres e em Nova Iorque, cederam. Registaram quedas em torno de 4% e 5%, estando nos 48,18 e 46,92 dólares, respectivamente, levando a que o preço médio dos combustíveis nos mercados registasse também uma quebra. Cederam, ambos, 2,6%, já em euros.
Esta descida nos mercados vai fazer-se sentir nos postos de abastecimento nacionais no arranque da próxima semana. De acordo com os cálculos do Negócios, tanto a gasolina como o diesel poderão baixar entre um e 1,5 cêntimos por litro, corrigindo assim de parte das subidas registadas recentemente.
Com estas descidas, o preço médio da gasolina poderá baixar de 1,418 euros para pouco mais de 1,40 euros, já o do gasóleo, o combustível mais utilizado no mercado nacional, poderá ficar em torno dos 1,15 euros. Está, de acordo com os dados da Direcção-Geral de Energia e Geologia, a 1,163 euros, em média.
Nos postos de referência, o gasóleo pode baixa mais parte perto dos 1,23 euros, já nos "low cost", os das grandes superfícies comerciais, podem aproximar-se mais do euro. Segundo o precocombustiveis.dgeg.pt, nos postos mais baratos do país, os do Intermarché, o litro do diesel está a ser vendido a 1,058 euros.