Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de combustíveis volta a acelerar em Julho

Dados da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis revela um crescimento na procura por ambos os combustíveis. O consumo acumulado desde o início do ano está acima do registado em 2014.

Bloomberg
27 de Agosto de 2015 às 12:41
  • 11
  • ...

Os portugueses estão a consumir mais combustíveis, tanto gasóleo, o mais representativo no mercado nacional, como gasolina. Regista-se um crescimento das vendas de 4,4% em Julho, face ao mesmo mês de 2014. Mas foi, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), a gasolina que apresentou a subida mais expressiva do consumo. Isto apesar da subida dos preços.

"O consumo mensal de combustível (considerando gasolina e gasóleo) aumentou 4,4% face ao mês homólogo de 2014", refere o relatório mensal da ENMC. Há um crescimento acentuado do consumo de combustíveis comparativamente ao ano passado, mas também face aos anos anteriores. "Face a anos anteriores (2012 e 2013), o consumo foi superior em 5,3% e 4,1%, respectivamente", nota a entidade liderada por Paulo Carmona.


Para esta evolução em Julho contribuiu o crescimento de 4,1% nas vendas de "diesel", para 424.391 toneladas, sendo que a gasolina aumentou ainda mais: 5,5%, em termos homólogos. Isto num período em que a maior procura nos EUA ditou subidas expressivas nos preços deste combustível. O litro da gasolina chegou, segundo dados da Direcção Geral da Energia e Geologia (DGEG), a 1,571 euros durante o mês de Julho.


Preços mais altos


O forte aumento registado no mês passado acelerou o consumo no total do ano, sendo que a gasolina cresce menos nesta análise. "O consumo de gasóleo aumentou 3,7% face ao período homólogo de 2014, tendo o consumo da gasolina aumentado 2,0%", diz o relatório, notando que neste período os valores de venda dos combustíveis aumentaram nos postos de abastecimento nacionais.


"Comparando a média mensal de Janeiro a Julho de 2015, verifica-se que o preço médio de venda ao pública da gasolina aumentou 21,6 cêntimos por litro (16,4%)", refere a ENMC. No caso do gasóleo, a subida é menos expressiva: o preço médio de venda ao pública do gasóleo aumentou 7,8 cêntimos (6,9%), sendo "o preço verificado a 27 de Julho de 2015, de 1,204 euros", remata.

Ver comentários
Saber mais ENMC Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis Paulo Carmona DGEG energia gasolina gasóleo preços consumo petróleo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio