Notícia
Consumo de combustíveis acelera no mês das férias da Páscoa
Tanto a gasolina como o gasóleo registaram fortes aumentos em Março. A subida não é, contudo, suficiente para tirar a gasolina do "vermelho" no acumulado deste ano.
O consumo de combustíveis voltou a crescer em Março, mas registou um aumento bem mais expressivo que nos meses anteriores. A venda de gasolina e de gasóleo subiu, segundo a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), evolução a que não ficará alheio o facto de ter sido marcado pela Páscoa.
"O consumo mensal de combustível (considerando a gasolina e o gasóleo) aumentou 4,6% face ao mês homólogo de 2015", refere a entidade liderada por Paulo Carmona. "O consumo mensal da gasolina foi de 92.168 toneladas (mais 3,8%, face a Março de 2015)", já o de "gasóleo foi de 403.362 toneladas (mais 4,8%, face a Março de 2015)", acrescenta.
Este forte aumento registou-se num período de subida dos preços de venda de ambos os combustíveis. "O preço médio de venda ao público da gasolina, à semelhança do gasóleo, registou um aumento de 4,9 cêntimos/litro (mais 3,8%), face ao mês anterior", diz a ENMC, acrescentando que no caso do diesel a subida foi de 6,9%.
Mesmo com preços mais altos, os portugueses continuaram a atestar os depósitos, até mais do que nos meses anteriores e no mesmo mês do ano passado, isto numa altura que fica marcada pela Páscoa. Este ano, esta celebração religiosa católica, que é de férias para muitas famílias, teve lugar na última semana de Março. A Páscoa varia entre Março e Abril.
Aumento no ano
O forte crescimento da procura por combustíveis no mês de Março ajudou a puxar pelo consumo no acumulado do ano, mas mais particularmente do diesel. Segundo a ENMC, entre Janeiro e Março, "o consumo de gasóleo aumentou 2,6% face ao período homólogo de 2015, tendo o consumo da gasolina diminuído 0,1%".
A evolução positiva traduz os sinais de recuperação da economia, que fazem aumentar a actividade das empresas, mas também resultam numa maior utilização dos veículos por parte das famílias. E também é reflexo dos preços mais baixos (apesar da subida em Março). "Verificamos uma diminuição de 14,4 cêntimos/litro (-11,7%) no gasóleo, e uma diminuição de 12 cêntimos/litro (-6,4%) na gasolina se compararmos com os valores de Março de 2015", diz a ENMC.