Notícia
Preço dos combustíveis acelera com barril perto dos 50 dólares
Atestar o depósito de combustível vai ficar mais caro no arranque da próxima semana. Tanto a gasolina como o gasóleo vão subir, numa altura em que o petróleo toca máximos de Novembro.
Os combustíveis vão voltar a ficar mais caros no arranque da próxima semana. Haverá uma nova subida dos valores de venda nos postos de abastecimento nacionais, tanto no caso da gasolina como do gasóleo, fruto da forte valorização das cotações do petróleo nos mercados internacionais. É o barril a quase 50 dólares a passar factura aos consumidores portugueses.
Depois da evolução díspar esta semana, na próxima, ambos os combustíveis deverão apresentar subidas entre um a dois cêntimos por litro no valor de venda ao público. Estas subidas traduzem a valorização de 3,7% e 4,6% da cotação média semanal da tonelada métrica de gasolina e gasóleo, respectivamente, numa altura em que os preços do petróleo acentuam a tendência de subida. O Brent, negociado em Londres, está a 47,95 dólares, um máximo de Novembro.
Em alguns postos de referência, o aumento poderá colocar o valor de venda da gasolina simples acima dos 1,50 euros, sendo que mesmo nos mais baratos, o valor de venda irá aumentar para 1,30 euros. O preço médio está, antes da subida, em 1,392 euros, de acordo com a DGEG.
Dez cêntimos
No diesel, considerando o aumento da próxima semana, o saldo no ano será de 8,7 cêntimos extra, sendo que tanto num caso como no outro há uma "fatia" importante que resulta do agravamento do ISP. O Governo deixou em aberto a possibilidade de rever o valor deste imposto em Maio, havendo margem para baixá-lo tendo em conta a tendência de subida dos preços.