Notícia
AIE: Preços do petróleo podem já ter visto o fundo
Os baixos preços da matéria-prima têm levado a cortes na produção fora da OPEP. Um factor que dá força à perspectiva de que as cotações poderão já não voltar a mínimos.
A Agência Internacional de Energia (AIE) acredita que os preços do petróleo podem já ter tocado no valor mais baixo, podendo agora começar a valorizar. A descida para os valores mais baixos em mais de uma década levou a fortes cortes na produção a nível mundial, especialmente fora da OPEP. Neste sentido, diz a agência, "há uma luz ao fundo do túnel" para o petróleo.
A produção de petróleo fora da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP) irá cair em 750 mil barris por dia, este ano, mais 150 mil do que o anteriormente estimado, refere o relatório mensal da AIE. Além disso, há quebras na produção na Nigéria e no Iraque, sendo que o Irão poderá demorar mais tempo do que o previsto para restaurar a sua produção após o levantamento das sanções internacionais.
É nesta base que a AIE prevê que os preços não voltem a tocar os mínimos alcançados já este ano. "Há sinais de que os preços do petróleo terão já visto o fundo", diz o relatório, citado pela Bloomberg. "Para os preços da matéria-prima, poderá haver uma luz ao fundo de um longo e escuro túnel", com o mercado "a fazer a sua magia ao levar a cortes na produção devido aos maiores custos para os produtores".
O barril de petróleo chegou a cotar perto dos 25 dólares nas últimas semanas de Janeiro, altura em que as cotações inverteram a tendência perante tentativas de acordos entre a Arábia Saudita e outros produtores fora da OPEP para congelarem a produção da matéria-prima. Desde então, as cotações registaram valorizações expressivas que levaram os preços a superar a fasquia dos 40 dólares em Londres.
O Brent recuperou cerca de 45% desde os mínimos. Só este mês, em duas semanas, a cotação do barril no mercado londrino regista uma valorização de mais de 12%, estando a cotar nos acima dos 40 dólares. O barril segue a valorizar 1,37% para 40,60 dólares, registando a terceira semana consecutiva de ganhos. No mercado norte-americano o West Texas Intermediate está a subir 1,9% para cotar nos 38,56 dólares.
(Notícia actualizada às 9:26 com mais informação sobre o relatório da AIE e as cotações do Brent e WTI)