Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investidores atentos ao discurso do presidente da Reserva Federal

Ben Bernanke vai ao Congresso numa altura em que alguns membros do banco central começam a pedir a diminuição dos estímulos à economia

20 de Maio de 2013 às 10:21
  • 1
  • ...

Ben Bernanke | Presidente da Reserva Federal não deverá adiantar medidas concretas mas o tom do seu discurso será escrutinado pelos investidores.

 

 

O presidente da Reserva Federal dos EUA é quarta-feira presente ao Congresso para dar o seu testemunho sobre as perspectivas para a economia norte-americana. O discurso é o principal destaque da semana, já que será acompanhado de perto pelos investidores globais, na busca de pistas sobre os próximos passos na política monetária. Isto numa altura em que alguns governadores começam a pedir a diminuição dos estímulos à economia.


Entre os membros do Comité de Operações no Mercado Aberto (FOMC), o organismo que define a política monetária da Fed, tem subido de tom os apelos daqueles que sempre foram mais cépticos em relação ao programa de compra de activos ("quantitative easing"). Mas mesmo alguns mais moderados, como o presidente da Fed de São Francisco, têm vindo dizer que esse estímulo pode começar a abrandar "já este Verão".


A evolução do pensamento no seio do FOMC está relacionada com a divulgação de alguns dados positivos sobre a economia, ainda que os mais recentes indiquem, pelo menos, que a actividade económica está num momento de desaceleração passageira. No Congresso, Bernanke não deverá adiantar decisões concretas, mas o tom das suas declarações será escrutinado pelos investidores, o que será determinante para o rumo dos mercados internacionais.


A política monetária estará em foco não só nos EUA mas também no Japão, onde o banco central actualizará os mercados acerca do efeito que estão a ter as medidas de estímulo económico lideradas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe. O governador do Banco do Japão dará uma conferência de imprensa quando for madrugada de quarta-feira na Europa. Também na Ásia, destaque quinta-feira para o índice de gestores de compras (PMI) da China, elaborado pelo HSBC, que irá antecipar as tendências da actividade na segunda maior economia do mundo.


Na Europa, os discursos de membros do Banco Central Europeu serão acompanhados de perto ao longo da semana. Mario Draghi fala quinta-feira numa conferência em Londres subordinada ao tema "O Futuro da Europa na Economia Global". A semana é também de Cimeira Europeia, um evento onde a "discussão deverá centrar-se no combate à evasão fiscal, com a percepção de que esse é um factor que penaliza o actual esforço de consolidação orçamental", escrevem economistas do RBC Capital Markets. O Conselho abordará também o tema da integração europeia, ainda que "progressos mais significativos na união bancária não sejam esperados antes de Junho", acrescenta o RBC.


Na bolsa de Lisboa, os resultados trimestrais da Portugal Telecom, na quinta-feira, será o evento mais relevante na semana, a par dos resultados da Mota-Engil, esta segunda-feira.

 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio