Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fecho da época de resultados dita negociação

A divulgação de resultados do primeiro semestre das empresas do PSI-20 termina no final da semana, com as contas da Mota-Engil.

27 de Agosto de 2008 às 07:00
  • ...
Sonae SGPS, Cimpor, Altri, Teixeira Duarte e Mota-Engil fecham esta semana a época de apresentação de resultados ("earning season") do primeiro semestre das companhias do PSI-20. Os números das empresas são aguardados com expectativa pelos investidores, que procuram perceber o impacto da crise nos resultados das cotadas portuguesas, e vão marcar a negociação na bolsa de Lisboa.

A construtora liderada por António Mota divulga contas apenas no final da semana e é, assim, a última empresa do índice a apresentar resultados. As perspectivas dos analistas não são as mais animadoras, com as estimativas a apontarem para uma quebra de mais de 90% nos resultados da construtora. De acordo com as previsões de um analista consultado pela agência Bloomberg, entre Abril e Junho, a Mota-Engil deverá apresentar lucros de 5,63 milhões de euros, enquanto no primeiro trimestre a empresa ganhou 2,18 milhões de euros. Tendo em conta estes números, a construtora deverá reportar um resultado líquido de 7,81 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, menos 90,3% que no primeiro semestre de 2007. Contudo, na primeira metade do ano passado, a cotada contou com uma mais-valia de 67 milhões de euros, que obteve com a Operação Pública de Subscrição (OPS) da sua participada Martifer.

Para as restantes empresas, as estimativas são igualmente de queda, prevendo-se assim que nenhuma das listadas reporte subida dos lucros. Para a Sonae, as previsões apontam para uma descida de cerca de 61% dos lucros entre Janeiro e Junho, face ao período homólogo, esperando-se que a empresa presidida por Paulo Azevedo ganhe cerca de 39,6 milhões de euros. A empresa da família Azevedo tem sido fortemente penalizada em bolsa e é o título que mais cai em 2008, ao afundar mais de 62%.

No caso da Altri, a queda dos resultados deve andar em torno dos 46%, com a Bloomberg a avançar com uma estimativa de lucros de 4,9 milhões de euros para o segundo trimestre, elevando para 10,4 milhões o resultado líquido na primeira metade do ano. Destaque para o facto destes serem os primeiros resultados da empresa, após a cisão da F. Ramada.

Já a Cimpor deverá apresentar lucros de 123,9 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, o que compara com 131,7 milhões no mesmo período do ano passado.

Mas, não são apenas as empresas do PSI-20 a divulgar contas. Fora do índice de referência nacional, são quatro as companhias a apresentar resultados, com Sonae Capital, Martifer, Ibersol e Cofina a apresentarem os resultados do primeiro semestre do ano.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio