Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Apresentação de resultados acelera na Bolsa de Lisboa

Esta semana, as financeiras devem continuar no centro das atenções, com a divulgação dos resultados trimestrais do BES e do BCP.

26 de Julho de 2010 às 09:30
  • ...
No rescaldo da divulgação dos resultados dos testes de "stress" sobre a banca europeia, o sector financeiro deve continuar em destaque esta semana, com a divulgação de números semestrais por parte de mais dois "grandes" da Bolsa de Lisboa e de alguns nomes importantes do sector na Europa.

A Impresa e o BES abrem as hostilidades já hoje, antes da abertura da sessão bolsista, com os analistas contactados pela agência Reuters a anteciparem, em média, uma subida de 8% nos resultados líquidos da instituição liderada por Ricardo Salgado na primeira metade do ano, para os 264,8 milhões de euros.

Na semana passada, o BPI deu o pontapé de saída nos resultados da banca portuguesa. O banco liderado por Fernando Ulrich revelou que os lucros subiram cerca de 12% no primeiro semestre.

Diogo Teixeira, administrador da Optimize, diz-se "razoavelmente optimista em relação aos resultados que vão ser anunciados pelos outros bancos portugueses".


No PSI-20, o calendário empresarial tem na quarta-feira o dia mais preenchido desta semana.


Diogo Teixeira, administrador da Optimize, diz-se "razoavelmente optimista em relação aos resultados que vão ser anunciados pelos outros bancos portugueses". A confirmar-se esta expectativa, "poderemos ter um 'mini-rally' no sector financeiro", também suportado pelo facto de se ter verificado, nos últimos dias, algum aumento do apetite pelo risco, acrescenta.
No entanto, Diogo Teixeira acautela que "ainda estamos num mercado pouco racional, muito emotivo, que reage com uma forte volatilidade a cada anúncio por parte das empresas ou a cada indicador económico".

Na Europa, os gigantes UBS e Deutsche Bank apresentam resultados na terça-feira, no mesmo dia que o Banco Popular Español. Também em Madrid, o BBVA e Banco Santander entram em cena na quarta e na quinta-feira, respectivamente.

Em outros sectores, os investidores europeus aguardam os números trimestrais de gigantes como a BP, a Repsol YPF, a Arcelor Mittal e a Telefónica, com a operadora espanhola a reportar resultados na quinta-feira.

No PSI-20, o calendário empresarial tem na quarta-feira o dia mais preenchido desta semana, com os resultados da Jerónimo Martins e da EDP Renováveis antes da abertura e, à tarde, BCP e Brisa.

O BCP deverá ter encerrado o segundo trimestre do ano com um resultado líquido de 73 milhões de euros, 79% acima dos lucros registados em igual período do ano passado, de acordo com as previsões dos analistas do BPI.

Nesse mesmo dia, destaque ainda para a dupla emissão de Obrigações do Tesouro pelo IGCP, com montante indicativo entre os 750 milhões de euros e os 1,25 mil milhões de euros e maturidade em 2014 e 2023.

De regresso às empresas, na recta final da semana, salientam-se os números da EDP e da Galp Energia, na quinta-feira e na sexta-feira, respectivamente.

Além da divulgação de resultados empresariais, a direcção das bolsas poderá ser ditada pela apresentação de indicadores económicos em ambos os lados do Atlântico. Na Zona Euro, destaque para as sondagens sobre a confiança das empresas e dos consumidores, na quinta-feira, e, no último dia da semana, para a inflação dos preços no consumidor em Julho e para a taxa de desemprego de Junho.

Nos EUA, está agendada a divulgação de dados relevantes acerca do mercado imobiliário, com destaque para o índice de preços do Case-Shiller, na terça-feira. Também a destacar, o Livro Bege da Reserva Federal na quarta-feira e a estimativa avançada sobre o PIB do segundo trimestre, divulgada na sexta-feira.





Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio