Notícia
Pimco aponta Emmanuel Roman como novo CEO para tentar estancar resgates
A Pimco terá um novo CEO a partir de Novembro. Emmanuel Roman, líder da Man Group, foi o escolhido para liderar a gestora, numa missão que pretende quebrar o ciclo de resgates em que se encontra.
A Pimco escolheu um novo CEO. A gestora apontou o anterior líder da Man Group, Emmanuel Roman, como o seu próximo CEO, substituindo Douglas Hodge à frente da gestora, após um período muito difícil para a instituição em que enfrentou uma onda de resgates milionários.
Depois de um período conturbado, que se seguiu à saída de Mohamed El-Erian e do gestor estrela Bill Gross (na foto), a Pimco está disposta a quebrar com o passado e iniciar uma nova fase. E Emmanuel Roman foi o escolhido para levar a cabo esta desafiante tarefa. Segundo um comunicado emitido pela gestora detida pela Allianz, Roman assume a liderança da entidade a 1 de Novembro.
Roman deixa assim a liderança da Man Group para assumir as rédeas da Pimco, depois de ter conduzido a instituição durante um período de grande volatilidade e resgates. Mas, a história na Pimco também não foi nada fácil nos últimos anos. A gestora perdeu cerca de 25% dos seus activos esde 2013, altura em que geria dois biliões de dólares.
Grandes partes destas perdas de investimento foram justificadas pelas saídas de El-Erian e, depois, de Bill Gross, que aceleraram uma onde de resgates. Ainda assim, a seguradora Allianz, que detém a Pimco, adiantou este ano que acredita que o efeito da saída de Bill Gross da gestora estará terminado.
A Pimco prossegue assim a sua estratégia para tentar reverter este mau momento e voltar a atrair investidores. A gestora cortou 68 postos de trabalho em Junho, depois de já ter reduzido a sua força de trabalho para 2.300 este ano, até ao final de Março. Ao mesmo tempo contratou 140 novos funcionários a nível global.