Notícia
Investidores tiraram 75 milhões dos fundos do Banif em Dezembro
Os portugueses retiraram dinheiro dos fundos do Banif no mês em que o banco foi intervencionado e que culminou com a venda da área do retalho ao Santander. A gestora perdeu quase 75 milhões de euros.
A Banif Gestão de Activos liderou os resgates nos fundos em Dezembro, com a antiga gestora de activos do Banif a perder perto de 75 milhões de euros no último mês do ano, período em que decorreu a intervenção no banco e foi determinada a venda da área do retalho ao Santander.
A antiga gestora do Banif encerrou o mês de Dezembro com subscrições líquidas negativas de 74,7 milhões de euros, protagonizando os maiores resgates entre as várias gestoras. Com esta saída de investimento, a Banif Gestão de Activos – que no final de Novembro acumulada um saldo positivo de 26,8 milhões de euros no ano – fechou 2015 com resgates de 48 milhões de euros, segundo dados da APFIPP.
Estes resgates ocorreram no mês em que foi acordada uma medida de resolução no Banif, grupo que até à data detinha a gestora, com o banco a ser vendido ao Santander. Apesar da Banif Gestão de Activos ter ficado fora do negócio, a cargo do veículo denominado Oitante, a incerteza em torno do futuro do banco reflectiu-se no desinvestimento nos fundos que mantêm a marca Banif.
A Banif Gestão de Activos é actualmente a sexta maior gestora no país, com 373,3 milhões de euros sob gestão, o equivalente a 3,1% dos activos sob gestão.
Em termos gerais, a indústria de fundos encerrou o ano com saldo positivo. As subscrições superaram os resgates em 328,5 milhões de euros, naquele que foi o primeiro ano positivo para os fundos desde 2012.