Notícia
Credit Suisse quer levantar capital para comprar participações em hedge funds
O Credit Suisse está a procura de investimento para financiar a compra de participações em hedge funds. O banco helvético procura obter cerca de 1,8 mil milhões de euros.
O Credit Suisse está à procura de investidores para levantar dois mil milhões de dólares – cerca de 1,8 mil milhões de euros. Com este montante, a instituição quer adquirir participações em hedge funds, de acordo com duas fontes da Bloomberg que têm conhecimento do processo.
Uma das fontes, que pediu para não ser identificada, relatou que o banco Anteil Capital Partners, que faz parte da divisão de gestão de activos do Credit Suisse, pretende assim comprar participações minoritárias em 10 a 12 nestes fundos.
As instituições reguladoras impuseram regras mais exigentes aos bancos no que diz respeito às regras capital desde a crise financeira. Estes critérios mais apertados procuram dissuadir os bancos de usarem o seu próprio dinheiro em transacções. Além disso, obriga-os a encerrar ou a separar as divisões de negociação própria do banco, de acordo com a agência de informação.
Do ponto de vista de um hedge fund, a entrada de um investidor com o perfil elevado pode ajudar a captar clientes institucionais e permitir aos fundadores destas instituições rentabilizar uma parte das suas participações.
Esta notícia surge numa altura em que o sector dos hedge funds procura novas fontes de capital. Os investidores estão a sair destas unidades e as mais novas e mais pequenas têm sido as mais penalizadas, tendo enfrentado dificuldades para expandirem-se.
De acordo com a agência de informação, no primeiro semestre deste ano, 530 destes fundos encerraram e os investidores retiraram 28 mil milhões de dólares - mais de 26 mil milhões de euros - de hedge funds no terceiro trimestre deste ano, o que representa o valor mais elevado desde o início de 2009 – números da Hedge Fund Research.