Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Zon sobe 3,5% e ganha há oito sessões consecutivas (act.)

Um bloco de 500 mil acções animou hoje a negociação da proprietária da TV Cabo, que acumula uma valorização de 11% nas últimas oito sessões. O motivo para os ganhos é uma incógnita mas poderá passar por uma expectativa positiva em relação aos resultados. No pano de fundo, continua a consolidação com a Sonaecom.

02 de Novembro de 2012 às 16:11
  • ...
A Zon Multimédia fechou hoje a ganhar mais de 3% na bolsa de Lisboa, acumulando valorizações há já oito sessões seguidas. A expectativa de resultados menos negativos do que os esperados e a consolidação nas telecomunicações poderão ser as razões para a subida.

Os títulos da empresa presidida por Rodrigo Costa fecharam a somar 3,40% para negociarem nos 2,554 euros, depois de ontem terem encerrado nos 2,47 euros. A Zon está a cotar nas cotações mais elevadas desde 5 de Maio.

“Notícias não há nenhuma, o que é certo é que há um comprador a puxar por ela”, refere Pedro Lino ao Negócios. O CEO da DifBroker salienta o bloco de 540 mil acções negociado pelas 11h36 da manhã de hoje, trocado a 2,492 euros por acção.

A partir da troca deste bloco, o preço dos títulos da Zon Multimédia ganhou força. Foram movimentadas na sessão mais de 960 mil acções da empresa, acima da média de 632 mil títulos negociados por sessão nos últimos seis meses.

Embora também diga que não há nenhuma notícia que explique a valorização de hoje, Guido Varatojo Santos, analista do CaixaBI que segue o sector das telecomunicações, afirma que a justificar o movimento poderão estar os resultados da empresa, a divulgar na próxima sexta-feira.

“Depois dos resultados positivos divulgados pela Sonaecom, poderá haver a expectativa que a Zon também possa vir a surpreender o mercado. Apesar da pressão que se deverá fazer sentir sobre o resultados, é possível que a realidade seja menos má do que o esperado”, indica Guido Santos, que ainda não publicou a previsão para os resultados trimestrais da empresa.

Um ganho com vários dias

O ganho de hoje não é, contudo, isolado. A empresa de Rodrigo Costa ganha terreno há oito sessões consecutivas, num período em que acumula uma valorização de 11%.

A 23 de Outubro, o último dia em que negociou, as acções da Zon seguiam nos 2,30 euros. Uma subida sustentada que Pedro Lino considera “estranha”.

O último dia em que as acções da Zon Multimédia caíram foi aquele que se seguiu ao desmentido de uma consolidação com a Sonaecom apenas integrando a Optimus.

Um tema que não desaparece

Como tem acontecido nos últimos cinco anos, sempre que há movimentações expressivas, acaba por se destacar a possibilidade de consolidação da Zon com a congénere Sonaecom. A empresa liderada por Ângelo Paupério não está hoje a registar uma subida significativa, estando apenas a somar 0,14% para os 1,40 euros (depois do ganho de 4% em reacção aos resultados acima das previsões na quarta-feira e ao deslize de 0,14% ontem).

A última notícia que saiu sobre o tema foi a 22 de Outubro, segunda-feira da semana passada, quando o “Diário Económico” noticiou que as empresas estariam a negociar uma consolidação que envolverá apenas a Optimus, a operadora de telecomunicações da Sonaecom.

“Poderá fazer sentir consolidar apenas a Optimus, porque é onde existem mais sinergias”, salienta Guido Varatojo Santos, do CaixaBI, em declarações ao Negócios. No entanto, as negociações noticiadas foram desmentidas na altura.

A Zon “não se encontra à data a desenvolver negociações sobre uma possível fusão com a Sonaecom, SGPS, SA”, escreveu a dona da TV Cabo em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

As negociações foram desmentidas mas as conversas não. “A sociedade tem analisado ao longo dos últimos meses, como sempre fez, oportunidades de consolidação no mercado nacional e internacional e, nesse âmbito, existiram contactos exploratórios com várias entidades; no entanto, até à data, de nenhum desses contactos resultou qualquer acordo, pré-acordo ou outra forma de encontro de vontades”, escreveu a Zon Multimédia.

“A Sonaecom entende que, muito embora faça sentido, do ponto de vista teórico, um processo de consolidação como aquele a que esta informação diz respeito, conforme vários dos seus responsáveis foram dizendo nos últimos anos, não estão reunidas as condições mínimas para que se iniciem negociações tendentes a uma fusão entre a ZON e a Sonaecom”, foi a resposta da dona da Optimus.

(Notícia actualizada às 16h55 com cotações de fecho; Notícia corrigida às 17h35: são oito sessões consecutivas da Zon e não sete como estava, anteriormente, indicado)

Ver comentários
Saber mais Zon Multimédia Rodrigo Costa Sonaecom consolidação Optimus resultados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio