Notícia
Volvo Cars acelera 24% na estreia na bolsa de Estocolmo
As ações da Volvo Cars começaram a ser negociadas no índice Nasdaq de Estocolmo esta sexta-feira. No dia de estreia, os títulos da empresa estão a valorizar mais de 24%.
A estreia em bolsa está a ser risonha para a Volvo Cars. Na primeira sessão de negociação em Estocolmo, os títulos da fabricante automóvel estão a negociar vários furos acima do preço inicial.
Ao início da tarde, a Volvo Cars, que está cotada no índice Nasdaq em Estocolmo, disparava 24,4%, com as ações a cotar nas 65,93 coroas suecas. À atual conversão, trata-se de um valor de 6,64 euros, contra o preço inicial de 53 coroas (5,33 euros). Nesta altura, o valor de mercado da empresa está nas 196,3 mil milhões de coroas suecas, o equivalente a 19,6 mil milhões de euros.
A estreia é feita após a empresa ter atingindo 20 mil milhões de coroas com o IPO (oferta pública inicial), cerca de dois mil milhões de euros. Segundo o comunicado da empresa, este IPO "atraiu um forte interesse por parte de investidores na Suécia e no estrangeiro também, assim como por parte do público em geral nos países nórdicos."
Em comunicado, Hakan Samuelsson, o CEO da Volvo Cars, garantiu que a empresa "vai trabalhar arduamente para executar o plano para o futuro e criar mais valor" para os investidores. A empresa está a desenvolver esforços na área da eletrificação, tendo já anunciado o objetivo de vender apenas elétricos nos próximos dez anos.
A empresa conseguiu atingir o objetivo que tinha traçado com o IPO, que foi reduzido no início desta semana. Na segunda-feira, a Volvo Cars comunicou ao mercado que havia reduzido o valor do IPO para 20 mil milhões de coroas suecas (cerca de 2 mil milhões de euros), contra o anterior valor ambicionado de 25 mil milhões de coroas (2,5 mil milhões de euros). Na altura, a Volvo também indicou que fixou o preço por ação nas 53 coroas, cerca de 5,3 euros, optando pelo valor mais baixo do intervalo anunciado anteriormente, que variava entre as 53 e 68 coroas.
Apesar de ter reduzido o valor do IPO, esta é a maior operação no mercado sueco desde que o operador de telecomunicações Telia Co AB entrou em bolsa, em 2000.
A entrada em bolsa da Volvo Cars é vista como uma vitória para a chinesa Geely, que comprou a Volvo Cars há mais de uma década por 1,8 mil milhões de dólares. A companhia chinesa já tinha tentado levar a Volvo Cars até à bolsa noutra ocasião, em 2018. No entanto, os planos terão sido abandonados devido à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Além da Volvo Cars, também a Polestar, a marca de veículos elétricos da Volvo, anunciou há algumas semanas a intenção de avançar para a bolsa. A operação com a SPAC avalia a empresa (incluindo a dívida) em aproximadamente 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros ao câmbio atual), segundo a Bloomberg. Parte do montante (cerca de 857 milhões de euros) estará destinado ao lançamento de três novos modelos de elétricos da Polestar.