Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Valor sob gestão nos fundos cresce 2,5% em Setembro

A capitalização média dos fundos de investimento mobiliário foi de 121,1 milhões de euros em Setembro, com o valor sob gestão a alcançar os 25,91 mil milhões de euros, marca que representa um crescimento de 2,5% face a Agosto, segundo dados divulgados pel

11 de Outubro de 2005 às 18:38
  • ...

A capitalização média dos fundos de investimento mobiliário foi de 121,1 milhões de euros em Setembro, com o valor sob gestão a alcançar os 25,91 mil milhões de euros, marca que representa um crescimento de 2,5% face a Agosto, segundo dados divulgados pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O BCP e a Sonae SGPS foram as acções preferidas.

Nos fundos especiais de investimento o valor sob gestão cresceu 13,2%, para 1,32 mil milhões de euros e a capitalização média foi de 62,9 milhões de euros, um aumento de 1,5 milhões de euros em relação ao mês anterior. 

A nota da CMVM mostra ainda que em Setembro as aplicações em valores mobiliários cresceram 3%, com a Alemanha a registar um forte crescimento, de 19,6%. Ainda assim, o Luxemburgo é o país que recebe mais aplicações. Em Portugal as aplicações subiram 1,8%, para 1,277 mil milhões de euros.

No que toca às acções nacionais, entre as dez mais representativas houve reduções nas aplicações em títulos da EDP, Brisa e Portugal Telecom. O Banco Comercial Português continua a ser a acção preferida dos fundos, que tinham aplicados 79,1 milhões de euros nas acções do maior banco privado português, mais 8,7% que no mês anterior.

De seguida surge a Sonae SGPS (+18%) e a EDP, apesar da forte queda registada em Setembro. A Semapa surge em quarto lugar, com 51,8 milhões de euros aplicados (+19,8%) e de seguida a Brisa, a PT Multimédia e a Portugal Telecom.

O investimento em acções portuguesas por parte dos fundos, no mês passado, subiu 3,4% para 745 milhões de euros. O segmento accionista foi uma forte aposta dos fundos no mês de Setembro, com o investimento total em acções, nacionais e internacionais, a subir 6,1% para 2,24 mil milhões de euros.

O mês ficou ainda marcado pela liquidação de dois fundos do Banif – o fundo de fundos Banif Estratégia Conservadora e o fundo de fundos Banif Estratégia Equilibrada – pela fusão de cinco fundos da Caixagest e pela entrada em actividade de dois fundos especiais de investimento geridos pelo Banif Gestão de Activos e pelo Santander Gestão de Activos.

O Millennium BCP, que é agora a entidade que gere o maior número de fundos (35 contra 34 da Caixagest) mantém a liderança na quota de mercado, com um valor de 20,4%, seguido pela Caixagest e pelo Santander.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio