Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trigo em máximos históricos

Comer sandes vai mesmo ficar mais caro. O preço do trigo continua a bater máximos nos mercados internacionais, no dia em que foi anunciado que as reservas mundiais deste cereal estão no valor mais baixo dos últimos 26 anos. O preço dos futuros do trigo na

12 de Setembro de 2007 às 15:46
  • ...

Comer sandes vai mesmo ficar mais caro. O preço do trigo continua a bater máximos nos mercados internacionais, no dia em que foi anunciado que as reservas mundiais deste cereal estão no valor mais baixo dos últimos 26 anos. O preço dos futuros do trigo na bolsa de Paris atingiu os 279 euros, mais do dobro do que há um ano. Em Chicago o valor do trigo está a negociar no seu valor mais alto de sempre.

A Austrália e o Canadá, dois dos maiores produtores mundiais de trigo, são dos países que mais sofreram com o mau tempo e os fogos, o que precipitou esta queda. Camberra anunciou que a sua produção deste ano vai ficar dois milhões de toneladas métricas abaixo do previsto, mas o banco Rabobank prevê que possa descer dos anunciados 23 milhões para 15 milhões. Já o Canadá regista uma quebra de 29% na sua produção face ao ano passado.

Por outro lado, são muitos os países que estão a anunciar a compra extraordinária de grandes quantidades de trigo. Só a Índia planeia comprar 5 milhões de toneladas métricas este ano. Egipto, Jordânia, Japão e Iraque também anunciaram que querem reforçar as suas reservas de trigo.

Uma das grandes causas para esta subida do preço, que já se faz sentir no custo dos alimentos, tem sido a crescente utilização de cereais para a produção de biocombustíveis. Como a produção não aumentou, o trigo anteriormente destinado só para alimentação está a ser "desviado" para os depósitos dos carros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio