Notícia
Trichet só aumenta os juros se houver subida dos salários
O líder do Banco Central Europeu sinalizou que não vai subir os juros para a Zona Euro se a inflação aumentar por via do encarecimento dos preços das matérias-primas.
24 de Janeiro de 2011 às 10:27

No entanto, a subida dos preços das matérias pode provocar uma subida dos salários, num efeito conhecido por “efeitos de segunda ronda”.
Na última reunião de decisão das taxas de juro, Trichet endureceu o discurso de controlo da taxa de juro, relembrando que o seu mandato é de controlar o agravamento dos preços e não o de promover o crescimento da economia. Declarações que levaram alguns economistas a anteciparem a estimativa de subida dos juros.
O presidente do BCE diz que a taxa de juro permanece “apropriada” no actual mínimo histórico de 1% e sugeriu que não perspectiva a necessidade proceder a um aumento da taxa num futuro próximo.
No entanto, “no lado dos preços da energia e das matérias-primas temos um número de desenvolvimentos que vamos acompanhar de perto”, referiu. “Toda a gente sabe que não deixaríamos que se materializassem efeitos de segunda ronda”, acrescentou.